domingo, 7 de abril de 2013

Encruzado 2010 Casa Aranda: um grande vinho branco do Dão!

Tive a oportunidade de visitar a Casa Aranda, em fevereiro, a convite de Francisco Guedes, que é enólogo (mas não desta casa) e por Vitor Guedes, proprietário da empresa que distribui dos vinhos da Casa Aranda. A propriedade fica em Oliveirinha - Carregal do Sal, onde fomos recebidos pelo diretor comercial, José Marques e pelo proprietário, Morais Soares (foto). 

Soares é uma grande figura. Economista de opiniões contundentes, um ótimo papo.

Provei alguns vinhos interessantes da casa, alguns ainda no tanque. Entre os engarrafados, merece destaque o tinto reserva 2007. Oriundo de um corte de Touriga Nacional e Aragonês, vinho bem encorpado, passa 50% por 12 meses de carvalho francês. Bom equilíbrio e promessa de boa longevidade. 

Mas o vinho que realmente me surpreendeu foi um branco: Encruzado 2010! Esse vinho espetacular é feito 100% com a casta Encruzado, pouco conhecida aqui no Brasil. Mostrou belos aromas cítricos e um pouco de hortelã. A acidez impressionante dá uma vivacidade ímpar a este vinho. O fim de boca extremamente prolongado chama a atenção neste vinho, que pode ser consumido sozinho, a despeito de sua grande aptidão gastronômica. Os 14 graus de álcool não se percebem, dado o frescor que o vinho revela. Um grande representante do Dão!


A Casa Aranda ainda não tem importador no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário