sábado, 13 de abril de 2013

É feito em Champagne... mas é tinto e não borbulha!

No mês passado, estive em Paris. Caminhando por lá, passei por uma pequena loja chamada L'Etiquette, na Île Saint Louis, que ainda não conhecia. Essa loja possui um foco em pequenos produtores, em sua maioria de produção biológica ou biodinâmica, de várias regiões francesas. Um lugar que vale a pena conhecer e garimpar vinhos pouco comuns. 

E o que encontrei ali foi um vinho que nunca tinha visto, mais precisamente um Coteau Champenois Rouge, uma pequena denominação de vinhos tranquilos em Champagne. Esse vinho tinto é produzido com um assemblage que também é utilizado para a produção do Champagne: 20% de Pinot Meunier da safra 2007,  20 % de Pinot Noir também da safra 2007 e  60% de Pinot Meunier da safra 2008. O preço? 49,90 euros.

No caso, trata-se do Confiance, cujo produtor é Franck Pascal, que trabalha com agricultura biodinâmica. Especificamente nesse vinho, as leveduras são indígenas e não há utilização de enxofre durante a vinificação. Apenas 1000 garrafas produzidas.

Provei esse vinho há alguns dias e foi uma ótima surpresa. Aromas como de hortelã e uma ótima acidez. Um belo vinho! Só lamento ter trazido uma única garrafa!!!


Um comentário: