domingo, 21 de abril de 2013

Visita e prova de vinhos da Graham's

Como já mencionei aqui, estive em Portugal em fevereiro. Na ocasião, visitei a Graham's, em Vila Nova de Gaia, conheci o belo museu inaugurado recentemente e pude provar excelentes vinhos do Porto.

O primeiro deles foi o Six Grapes, um Ruby Reserva, com taninos ligeiros e doçura intensa. 

Na sequência, foram dois LBV's de 2007. O primeiro, da própria Graham's, revelou boa acidez e uma doçura média-alta. O segundo, da Dow's, mostrou-se menos ácido e com uma doçura menor, quando comparado ao primeiro.  O LBV Graham's de 2008 também foi servido e mostrou-se mais seco e mais ácido que os anteriores. Entre os LBV's, foi o que mais me agradou. 

Depois, vieram os Tawny's da Graham's: O "The Tawny" e os de 10, 20, 30 e 40 anos. Neste caso, não tenho a imparcialidade necessária para julgar, pois foi o 40 anos que me levou, há alguns anos, a realmente gostar de vinho do Porto. Uma preciosidade!

Por fim, vieram os Vintage. O 1994 mostrou aromas bem frutados, com taninos bem vivos e presentes. Já o 2007 estava com aromas mais austeros que o 1994, mas com taninos até mesmo mais redondos que o 1994, o que me pareceu um tanto curioso. Também provei o Quinta dos Malvedos 1999, com ótima acidez e um bom ataque doce.

Mas a cereja do bolo, entre os Vintage, foi o 1983. Com um nariz extremamente complexo, cheio de aromas terciários, mostrou uma elegância impressionante na boca. Um Vintage como deve ser! Prontíssimo para beber!

E ainda provei um vinho sublime: um Single Harvest Tawny 1952, engarrafado em homenagem ao Jubileu da Rainha da Inglaterra. Este merece um tratamento à parte. Clique aqui para ver o que Dominic Symington tem para falar sobre esse vinho espetacular!

Uma visita imperdível para quem quer conhecer bons vinhos do Porto!

Os vinhos da Graham's chegam ao Brasil pela importadora Mistral


Nenhum comentário:

Postar um comentário