domingo, 24 de maio de 2009

Califórnia e Chinatown

Pouca gente sabe, mas a indústria do vinho na Califórnia teve seu início com grande participação de trabalhadores chineses. Isso começou no século 19. Eles trabalharam plantando as vinhas, construindo pontes e caves. Muitos trouxeram sua experiência com a agricultura, o que ajudou na implementação dos vinhedos e no trabalho nas vinícolas.

"Isto era Chinatown", diz Ging Chan, de 77 anos, ao ver a área onde antes existiam vinhedos repletos de centenas de trabalhadores chineses.

Mas por qual motivo o eles não permaneceram ali? A vida dos chineses ali não foi nada fácil, pois passaram por forte discriminação, incluindo leis que os proibiam de ser proprietários de terra, além de campanhas que pregavam a não contratação dos chineses pelos fazendeiros americanos. Em 1882, o congresso aprovou um proibição de imigração chinesa.

Por todos esses fatores, a "Chinatown" então existente migrou para as cidades. Na década de 1930, a indústria enfrentou seus próprios problemas, com a depressão econômica, pragas e a proibição de bebidas alcoólicas. Quando houve o ressurgimento do vinho na Califórnia, na década de 1960, os chineses não estavam mais na região.

Fonte: San Jose Marcury News - Foto: futureatlas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário