quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Uruguai tem exportação recorde de vinhos

As exportações uruguaias de vinho alcançaram um recorde de 13,4 milhões de litros em 2008, o que representa um aumento de 36% em relação a 2007. A informação é do presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura, Ricardo Calvo.

As vendas externas de vinho uruguaio significaram um ingresso de 10,4 milhões de dólares em divisas no ano passado, cifra 12% superior à de 2007. A maior parte das exportações de vinhos uruguaio por volume se explicam pela venda de vinho à granel para a Rússia, ao tempo em que também se vende vinhos finos a diferentes mercados da Europa. É prevista uma queda de cerca 33% para a safra de 2009, que deve alcançar 90 milhões de quilos, contra os 120 milhões de quilos de 2008, como consequência de geadas tardias e da grave seca que afeta boa parte do território uruguaio.

Fonte: AnsaLatina - Foto: John Seb Barber

Um comentário:

  1. Coloco aqui a mensagem que recebi do prezado Christovão Oliveira Junior:

    Guilherme,

    Sou um "fã de carteirinha" dos vinhos uruguaios.
    Nos quatro ultimos anos fui cerca de cinco vezes ao Uruguai e provavelmente voltarei na semana santa deste ano.

    Os numeros da exportação uruguaia são impressionantes e demonstram o lento, mas firme e constante, reconhecimento mundial aos vinhos uruguaios.

    Apenas para ilustrar ainda mais os seus dados, reporto mais alguns numeros da exportação uruguaia:

    2005 = 1,45 milhões de litros
    2006 = 3,59 milhões de litros
    2007 = 9,89 milhões de litros

    Impressionante, não ?
    Claro que multiplicar volumes relativamente pequenos é mais fácil, mas os numeros são realmente impressionantes.
    Alem disso, eles ocorrem em um periodo no qual a concorrencia mundial foi das mais acirradas e diversos países de muito maior reconhecimento viram suas exportações estacionarem ou até mesmo retrocederem.

    Grande parte deste sucesso se deve à atuação do INAVI. Através dele, os principais produtores do país tem uma atuação conjunta e coordenada.
    Lá a filosofia é: o sucesso de um é o caminho para o sucesso de todos os que fazem um produto de qualidade.
    Ou seja, a preocupáção lá é melhorar a qualidade do vinho e a promoção do Uruguai como um todo.

    Agora mesmo, está em andamento uma campanha (mundial) sensacional chamada URUGUAI NATRURAL.
    Ela busca promover em conjunto o vinho, a carne e o turismo do Uruguai.

    É algo de espetacular e que muitos confrades tiveram oportunidade de conhecer um pouco através de um evento chamado de VIAGEM PELOS SENTIDOS.

    Torço muito pelo sucesso do Uruguai pois seus vinhos são acessíveis e de bela relação preçoxprazer.

    Um abraço,

    Christovão

    ResponderExcluir