domingo, 31 de julho de 2011

Vinho do Porto ganha dicionário exclusivo

Enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral, lança Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto em parceria com o português Manuel Poças Pintão

Em agosto, o enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral, volta a Brasília para o lançamento do Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto. O livro é o segundo do especialista dedicado ao vinho mais famoso de Portugal e que caiu no gosto dos brasileiros. Trata-se de um dicionário único e pioneiro no mundo dos vinhos. O lançamento da obra para convidados e imprensa será no dia 3 de agosto, na Embaixada de Portugal, às 19h.

A ideia de elaborar o Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto surgiu em setembro de 2004. Para a tarefa, Carlos Cabral convidou o português Manuel Joaquim Poças Pintão, que, por 53 anos, foi administrador da Casa Vinícola Manoel D. Poças Junior, fundada em 1918. Da amizade entre Cabral e Manuel Joaquim e do interesse de ambos pelo Vinho do Porto, nasceu o dicionário temático que reúne mais de 3 mil verbetes e 620 ilustrações em 575 páginas.

“Minha amizade com Manuel Joaquim começou em 1980. Ao longo dos anos trocamos informações sobre a história do vinho, a manutenção das tradições, a comercialização e a melhor participação do Porto no mercado brasileiro. Ele dedicou toda a sua vida ao Vinho do Porto e não poderia simplesmente se aposentar. Foi quando escrevi a ele falando da ideia do Dicionário. Seis anos depois o livro está pronto”, comemora Cabral.

Partindo da vasta biblioteca que possuem sobre o assunto, muitas viagens entre Brasil e Portugal e pesquisas em campo, os autores abordam 55 temas no dicionário. Entre os títulos estão as casas produtoras de Vinho do Porto, a história e geografia da região do Douro, o folclore, a legislação e o controle de qualidade da bebida, o comércio local e internacional, as castas cultivadas, além da história e dos tipos.

“O Vinho do Porto merecia esta obra, pois já está entre nós há 400 anos e tem muitos admiradores. É um vinho que caiu no gosto dos brasileiros, que procuram cada vez mais conhecer o produto. No Grupo Pão de Açúcar oferecemos mais de 40 rótulos de vinhos portugueses, a metade deles é do Porto”, explica Cabral.

O autor

Carlos Ernesto Cabral de Mello estuda o universo dos vinhos desde 1969. Em 1980, fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV) e é membro da Confraria de Vinho do Porto. Desde 1997, é consultor nacional de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, definindo os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados. É responsável pela formação de atendentes especializados em vinhos, que orientam os clientes nas compras. O Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, publicado pela Editora de Cultura, é o quarto livro do autor.


Foto: www.carloscabral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário