sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vinhos do Tejo: produtores desembarcam no Brasil para apresentar rótulos da tradicional região portuguesa



Um tasting exclusivo em São Paulo, no dia 25 de julho, será palco para a apresentação de alguns dos vinhos mais emblemáticos da região portuguesa do Tejo (antes conhecida como Ribatejo). Os produtores Agro-Batoréu, Casal Branco, Quinta do Casal Monteiro, Casal do Conde, Casa Agrícola Paciência, Fiúza & Bright, Agrovia – Quinta da Lapa e Casal da Coelheira serão reunidos no restaurante Praça São Lourenço para um evento realizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.

A degustação acontece pelo segundo ano consecutivo em São Paulo e comprova a importância do nosso mercado no ranking de exportações dos vinhos do Tejo. “Um dos objetivos da CVR Tejo é aumentar ainda mais nossa presença no Brasil e tornar constante a realização de degustações que apresentem os rótulos mais expressivos da região”, explica José Gaspar, presidente da comissão.

O evento conta também com uma palestra exclusiva sobre a região do Tejo conduzida por Arhtur Azevedo, consultor especializado em vinhos, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers-SP e membro das Confrarias do Vinho do Porto, Alentejo, Bairrada e Madeira, em Portugal.

Ribatejo ou Tejo?

Para reforçar e uniformizar a identidade da marca, em 2009 foi realizada a alteração da Indicação Geográfica dos vinhos da região, que passaram de Ribatejo para Tejo. A transformação foi complementada com a mudança da denominação de origem dos vinhos, consolidada em março de 2010, que passou de DOC Ribatejo para DOC do Tejo. O nome está associado ao Rio Tejo, que com seus 1.009 quilômetros de extensão é um símbolo da região.

Em janeiro deste ano, a CVR Tejo foi aceita pelo Instituto Português de Acreditação e passa a ser oficialmente reconhecida como organismo apto e qualificado para emitir certificações de vinhos, espumantes e vinagre de vinho com a Denominação de Origem ‘DoTejo’ e com a indicação geográfica ‘Tejo’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário