quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FULVIA PINOT NOIR 2009

No fim do ano passado, fui à Europa, onde visitei Portugal e Itália. Na ocasião, levei na bagagem duas garrafas do Fulvia Pinot Noir 2009, do Marco Daniele. A primeira delas provei na companhia do João Tavares de Pina. O vinho, leve e com ótima acidez, agradou não só a mim como ao João, sobretudo por estar livre daquele açúcar residual excessivo, típico em Pinot´s do novo mundo.

A segunda garrafa eu dei ao Georges Bertet, sommelier francês que também participou da viagem de imprensa que a FIJEV realizou na Toscana. Georges provou o vinho em Paris, na companhia de outros sommeliers. Ele me mandou as impressões sobre o vinho, dizendo, entre outras coisa, que acharam o vinho supreendentemente bom. Levei isso ao conhecimento do Marco Daniele, que entrou em contato com Georges. O resultado você confere no site do Marco.

2 comentários:

  1. Isso é motivo de satisfação para nós enófilos brasileiros. Danielle vem fazendo um esforço incansável em produzir vinhos naturais de alta qualidade. E não é a 1ª vez que um crítico internacional reconhece os vinhos de MD como vinhos expressivos.

    Jandir Passos

    ResponderExcluir
  2. Provei o vinho e o considerei razoável. Comprei pelas informações que li na imprensa, especialmente por causa de uma entrevista do Ed Motta. O vinho é aceitável, nada mais. Representa uma evolução no Brasil, porque os tintos daqui são fracos. Não chega nem perto dos vinhos da Borgonha.

    ResponderExcluir