sábado, 2 de janeiro de 2010

Vinhos chilenos (até Clos Apalta) também são alvo dos falsificadores

A falsificação de vinhos não é nenhuma novidade em diversas partes do mundo. Normalmente, os alvos prediletos são os vinhos europeus de alto valor, como os grandes Bordeaux ou Borgonha.

Mas uma pesquisa realizada pela Universidad Iberoamericana, do Chile, revelou que vinhos chilenos não estão livres desse mal. Até mesmo o vinho Clos Apalta, da Casa Lapostolle, foi objeto de falsificação, sendo encontrado por 25 mil pesos a garrafa, enquanto no mercado regular seu preço fica entre 80 e 100 mil pesos.

Outras marcas conhecidas, como Montes, Los Vascos e Tamaya também estão sendo falsificadas.

A notícia boa, contudo, é que as falsificações são muito grosseiras. As cápsulas e rolhas de baixíssima qualidade evidenciam a farsa. E, por incrível que pareça, erros de ortografia e mesmo relativos à quantidade aparecem: inscrições com 700ml ou 800ml podem ser encontradas em garrafas que, obviamente, contém 750ml.

Fonte: ElMostrador.país - Foto: Polmuadi

Um comentário:

  1. Meu amigo Guilherme
    Acabo de voltar da Casa Lapostolle e passei por um tour com direito a degustação de um bom Clos Apalta 2007 (o 2005 eles não liberam mais). Fico muito triste de ver que estão falsificando o vinho, mas por outro lado entendo, pois realmente é muito bom (e caro), então acredito que muitos estejam querendo realmente provar um pouco desse "nectar"...
    Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir