
Enquanto a Avimes congrega produtores de vinhos mais simples e a granel, a FEV reúne grandes e pequenos produtores de vinhos de alta qualidade.
"O acordo Avimes-FEV dispõe da representatividade necessária para unificar um setor que necessita, mais do que nunca, somar esforços, não só para sair o quanto antes da crise, mas também para resolver eficazmente e por muito tempo os numerosos desafios que enfrenta o setor vinícola espanhol.", disseram os organizadores.
Entre os desafios que as entidades enfrentarão durante o acordo, que tem vigência de um ano, prorrogável, estão a nova política de qualidade agroalimentária da União Européia, o registro multilateral de indicações de qualidade, a negociação de acordos de livre comércio, os complexos assuntos sobre propriedade intelectual, o desenho do controle de potencial de produção por parte das denominações de origem, a luta contra as mudanças climáticas e a promoção do consumo responsável.
O que eu acho realmente curioso é o fato de que, mesmo com as repetitivas notícias sobre a crise no mercado produtor espanhol (inclusive com pleitos de preço mínimo por parte dos produtores), a queda de preços não chega ao mercado brasileiro. Se houve algumas quedas recentes, isso se deveu à queda do dólar/euro frente ao real.
Você já viu algum vinho espanhol despencando de preço aqui no Brasil?
Fonte: El Mundo Vino - Foto: Nestor Correa Mayo
Nenhum comentário:
Postar um comentário