quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Produtores espanhóis se unem - Você já viu algum vinho espanhol despencando de preço aqui no Brasil?

Duas entidades que congregam produtores de vinho na Espanha, a Federación Española del Vino (FEV) e a Asociación Empresarial de Bodegas de Vinos de España (Avimes) estão juntas numa empreitada de combate aos efeitos da crise mundial no mercado espanhol de vinho. As duas entidades, que já foram consideradas rivais, entenderam por bem se unir.

Enquanto a Avimes congrega produtores de vinhos mais simples e a granel, a FEV reúne grandes e pequenos produtores de vinhos de alta qualidade.


"O acordo Avimes-FEV dispõe da representatividade necessária para unificar um setor que necessita, mais do que nunca, somar esforços, não só para sair o quanto antes da crise, mas também para resolver eficazmente e por muito tempo os numerosos desafios que enfrenta o setor vinícola espanhol.", disseram os organizadores.

Entre os desafios que as entidades enfrentarão durante o acordo, que tem vigência de um ano, prorrogável, estão a nova política de qualidade agroalimentária da União Européia, o registro multilateral de indicações de qualidade, a negociação de acordos de livre comércio, os complexos assuntos sobre propriedade intelectual, o desenho do controle de potencial de produção por parte das denominações de origem, a luta contra as mudanças climáticas e a promoção do consumo responsável.

O que eu acho realmente curioso é o fato de que, mesmo com as repetitivas notícias sobre a crise no mercado produtor espanhol (inclusive com pleitos de preço mínimo por parte dos produtores), a queda de preços não chega ao mercado brasileiro. Se houve algumas quedas recentes, isso se deveu à queda do dólar/euro frente ao real.

Você já viu algum vinho espanhol despencando de preço aqui no Brasil?

Fonte: El Mundo Vino - Foto: Nestor Correa Mayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário