sábado, 22 de fevereiro de 2014

Você já viu esse tipo de vedação?

Há alguns dias, provei um Cumières Rouge do produtor René Geoffroy. Trata-se de um Coteaux Champenois, um vinho tinto tranquilo (não é espumante) da região de Champagne. Não se trata do primeiro vinho deste tipo que eu menciono. Eu já havia comentado aqui o vinho do Franck Pascal, muito interessante, por sinal.

Mas o que me chamou a atenção foi a vedação deste Cumières. A rolha utilizada é de cortiça. Até aí, tudo absolutamente normal. No entanto, o mecanismo de fixação mostrou-se incomum. Não se trata da tradicional gaiola. Veja:







Não me recordo de ter visto outro assim. O Joaldo Lima, sommelier do restaturante Dom Francisco e que foi o responsável pela abertura da garrafa, também não se lembrou.


Essa presilha metálica rígida, que se retira pressionando-se para o lado, deixa uma marca bem característica na rolha:


Mas e o vinho? Melhor na boca do que no nariz. Mesmo depois de um bom tempo no decanter, não abriu seus aromas. Nem bom nem ruim, simplesmente fechado, sem aromas. Uma boa acidez e um delicado amargor final fazem dele, que não é safrado (elaborado com Pinot Noir de 3 safras distintas, não indicadas no rótulo) nem filtrado, um vinho interessante. Às cegas, passaria por um Borgonha. Só pecou no nariz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário