sábado, 22 de fevereiro de 2014

Uma aposta que deu certo: Griotte-Chambertin Grand Cru 1994

Griotte-Chambertin figura como uma denominação Grand Cru com uma área bem reduzida, sobretudo se comparado com Charmes-Chambertin (28,97 ha). São apenas 2,63 hectares. Este Griotte-Chambertin Grand Cru 1994, do Domaine des Chezeaux, é vinificado e engarrafado pelo Domaine Ponsot.

Quando comprei este vinho, fiquei um tanto receoso, pois era possível ver, ao se colocar a garrafa contra a luz, que havia um teor considerável de partículas. Seria resultado natural do longo tempo na garrafa ou sintoma de algo mais grave?

Mas hoje descobri que, felizmente, minhas preocupações eram infundadas. Tomei a precaução de deixar o vinho em pé desde a véspera, justamente para que os sedimentos se precipitassem.

O vinho mostrou uma surpreendente vivacidade, com cores vivas, ainda com algum rubi e com um brilho notável para um vinho dessa idade. Também não se notou qualquer indício de oxidação, aromaticamente. Claro que aromas terciários estavam presentes, com um toque defumado muito agradável. Na boca, acidez supreendente e taninos leves, mas ainda presentes. Uma bela experiência!

Mais uma vez, sinto só ter trazido uma única garrafa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário