domingo, 4 de março de 2012

Laus 700 ALT - Somontano

Na última quinta, tive a oportunidade de provar dois vinhos espanhóis realmente muito interessantes. Ambos são produzidos pela Bodegas Laus na região espanhola de Somontano e chegam ao Brasil pela importadora B Cubo.

As uvas são provenientes de um vinhedo chamado "Bachimaña", situado na base dos Pirineus, em altitudes superiores a 700 metros. Daí o nome dos vinhos "700 ALT".
O branco leva um corte incomum: 65% Chardonnay e 35% Gewürztraminer. Em torno 20% da Chardonnay terminou a fermentação em barricas de carvalho. Não se trata de um branco leve. Mesmo sendo da safra 2006, mostrou bastante vigor, com um ligeiro amargor final, muito agradável.

O tinto deriva de um corte de 40% Syrah, 35% Cabernet Sauvignon e 25% Merlot. Extremamente elegante, este vinho passou por um estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês. Com bom corpo, mostrou taninos redondos e delicados.

Provei esses vinhos no restaurante La Plancha, que fica na 209 Sul, em Brasília. Na ocasião pude conhecer 3 ótimas novidades que devem ser incorporadas no cardápio até meados deste mês:

- Camarão Gelado: camarões médios são servidos sobre gelo, com casca.

- Camarão com Angu: camarões médios sem a casca, servido com molho à base de alho picado, cebola picada e tomate sem pele, páprica doce e picante e sal. Tudo isso sobre um angu que leva molho de camarão no seu preparo.

Ambos os pratos de camarão caíram bem com o 700 ALT branco.

- Filete de Salmão: finas fatias de salmão chapeadas, sem adição de qualquer gordura. Pelo seu sabor acentuado, harmonizou melhor com o 700 ALT tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário