domingo, 29 de janeiro de 2012

Quanto custa produzir uma garrafa de Chianti Classico?

Para responder essa pergunta, o Unicesv (Centro universitario di ricerca e formazione per lo sviluppo competitivo delle imprese del settore vitivinicolo italiano) analisou 40 vinícolas da região de Chianti Classico, na Toscana.

Levando em conta todos os custos envolvidos (matérias-primas, elaboração, envelhecimento, marketing, etc.) chegou-se ao custo médio de 4,93 euros para a produção de uma garrafa de Chianti Classico DOCG, com um custo mínimo de 3,66 e um máximo de 9,62.

"Estes resultados são preocupantes - explica o professor Leonardo Casini - especialmente se você encontra no supermercado (na Itália) uma garrafa de Chianti Classico a 3 euros. Aparentemente, há empresas que vendem abaixo do custo. Ou há outra coisa nas garrafas."

Mas por que se encontra vinhos a 50 euros? Segundo Marco Pallanti, enólogo e presidente do Consorzio del Chianti Classico, muitos fatores influenciam isso, principalmente as margens das lojas e dos restaurantes. Portanto, segundo Pallanti, uma redução de um euro no preço cobrado pelos produtores não teria grande impacto. Quanto ao preço do vinho no supermercado (3 euros), ele explica que o litro de Chianti Classico a granel custa 1,70 euro (algo em torno de 1,27 euro por 750ml, capacidade da garrafa padrão) - e já custou menos. "Isso não é concorrência desleal?", questiona Pallanti.

3 comentários:

  1. Desleal é algo custar 5 euros e eu ter que pagar 80 Reias. Desleal é o dito valor "agregado", que deveria ser chamado de valor "roubado".

    ResponderExcluir
  2. Grande Guilherme; como vemos o problema é mundial não meu caro?
    Mas ao menos por lá, uma divulgação oficial é feita, e por aqui é segredo de estado

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei bastante do seu blog! Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação:
    http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    Alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderExcluir