quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Visita a Quinta das Bágeiras

Em continuidade à minha visita à Bairrada, visitei a vinícola Quinta das Bágeiras, onde fui recebido pelo seu proprietário, Mário Sérgio Alves Nuno.
Mário dá grande importância aos espumantes, sendo todos do tipo "bruto natural", ou seja, sem uso do licor de expedição, o que torna seus espumantes extremamente secos. Gostei muito desses vinhos, em particular por essa característica, pois sou um confesso apreciador dos espumantes bem secos. E Mário aposta no potencial de envelhecimento dos seus espumantes. Ele armazena muitas garrafas com mais de 15 anos, produzidas pelo método tradicional, ainda com a vedação original.
Quanto aos tintos, destaque para o Garrafeira 2005, elaborado 80% de Baga e 20% de Touriga Nacional. Ótima estrutra, taninos firmes e longevos.

E os vinhos do Mário Sérgio tem uma particularidade: a fermentação ocorre sem desengace, ou seja, as uvas não são, por assim dizer, "tiradas do cacho" durante o período fermentativo. Sobre essa "filosofia" de vinificação, ele próprio explica:


Os vinhos chegam ao Brasil pela importadora Premium.

Um comentário:

  1. Guilherme,

    Provei o Garrafeira 2005 duas vezes no mês passado. Um vinhaço sem sobra de dúvidas, mostrando a personalidade dos vinhos portugueses.

    Abs
    Silvestre

    ResponderExcluir