segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Visita a Luis Pato

No último mês de novembro, estive em Portugal. Minhas visitas a vinícolas tiveram início com o "pé direito". Na Bairrada, estive com o simpático Luis Pato, com quem já havia tido a oportunidade de conversar rapidamente em eventos promovidos pela importadora Mistral, que traz seus vinhos ao Brasil.
Com mais tempo, pudemos conversar com mais calma, além de provar diversos vinhos ainda nas barricas, em diferentes fases. Destaque para o Vinhas Velhas tinto 2003 e para o AM - Abafado Molecular. Este último tem não só o nome como um processo de vinificação peculiar. Esse vinho de sobremesa teve sua fermentação interrompida por meio de refrigeração, resultando num vinho de boa acidez, ligeiramente doce e com 10% de álcool. Muito interessante.
Se a coisa terminasse por aí, já estaria ótimo. Mas um belíssimo e tradicional "leitão à Bairrada" ainda nos aguardava no não menos tradicional "Restaurante Mugasa".
Este delicioso prato foi ladeado pelo belo espumante Vinha Formal 2008, um corte de Bical e de Touriga Nacional, em iguais proporções.

2 comentários:

  1. agora entendi seu sumiço!!
    ótimo motivo.

    um abs meu caro!

    Ale

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com inveja! O Luis é um cara sensacional. Muito simpático e agradável. Ele deverá vir para o Brasil em 2011; vamos marcar para almoçarmos juntos.
    Abraço! João Baptista

    ResponderExcluir