domingo, 17 de outubro de 2010

VINO & SAPORE

Esta é uma notícia que trago com grande satisfação. O amigo João Filipe Clemente, autor do excelente blog Falando de Vinhos, inaugurou, no último dia 14, sua loja de vinhos e de produtos gourmet, a Vino & Sapore. A loja fica na Rua José Felix de Oliveira 866, Estação do Sino, Granja Viana, Cotia à altura do Km 24 da Rodovia Raposo Tavaresa, a apenas 20/30 minutos de Pinheiros, Butantã, Morumbi, Vila Leopoldina, Taboão, Embu e São Roque. Se você for usar o GPS, use as coordenadas: 23º.35′.10″ Sul e 46º.50′.21″ Oeste.Tel. (11) 4612-6343 ou 9600-7071
E para "comemorar" a inauguração, fiz uma entrevista com o João Filipe, que você confere agora:

Como surgiu seu contato com o mundo do vinho?
João Filipe Clemente: Afora as raízes culturais, sou português nascido e criado em Moçambique onde a cerveja era mais comum que o vinho, foi nas minhas viagens internacionais que minha paixão pelo vinho foi despertada. Minha vida empresarial sempre esteve virada ao comércio exterior e viajei muito pela Europa, Argentina e Estados Unidos, tendo o vinho como companhia nos inúmeros jantares com clientes e representantes. Com meu interesse aumentando, começei a estudar e a fazer diversos cursos entre eles o da Associação Brasileira de Sommeliers, porém foi com minha coluna "Falando de Vinhos" em alguns jornais regionais e colaboração em revistas assim como o blog do mesmo nome, que meu envolvimento com o vinho se intensificou.

O que o levou a abrir a Vino & Sapore?
JFC: Após a quase extinção de minhas atividades em comércio exterior e o aumento de minhas atividades como colunista e blogueiro de vinhos, buscava um caminho profissional novo e este empreendimento me pareceu o mais coerente com aquilo que eu vinha vivendo. Quase abri uma franquia de uma escola de idiomas, porém um amigo me chamou a atenção de que quando eu falava sobre a viabilidade de uma loja com wine bar onde pudesse compartilhar meu conhecimento e experiências juntando amantes do vinho em volta das delícias da enogastronomia, meu olhos brilhavam de uma forma diferente e meu tom de voz mudava. Sei que as dificuldades são enormes, os custos altissímos, a concorrência, inclusive de meus próprios fornecedores, acirrada e muitas vezes até desleal, o retorno demorado porém faltava à região um lugar assim e achei que valia a tentativa apesar de todos os riscos envolvidos.
Quais são os diferenciais da sua loja?
JFC: Creio que o Didu sintetizou bem o que penso, é "Um lugar que respeita e gosta do vinho e não apenas um lugar para ganhar dinheiro do vinho.". No entanto, acho que é um pouco mais que isso. A loja pretende ter produtos diferenciados tanto gourmet quanto vinhos. É fruto de garimpo cuidadoso resultado de anos de degustações e muita prova. Oitenta porcento do que se encontra lá eu já provei e aprovei, é mais do que um ponto de comércio, é a extensão de minha sala de estar. Lógico que é também um negócio que tem que render dividendos, não vivo de ar e as contas a pagar são altissímas, porém a prioridade é a exclusividade de produtos e compartilhamento de experiências. Todo o conceito que imprimi no blog estará lá na loja e espero que os amantes do vinho saiam da toca e venham para a Vino & Sapore para conferir isso. Eu estarei lá diariamente para os atender da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário