sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bodegas Carrau

No último mês de agosto, estive no Uruguai. Lá, pude visitar as Bodegas Carrau. Ao lado de Margarita Carrau, responsável pelo marketing da empresa, de seu irmão, Francisco, enólogo da casa, e de Nicolás Neme, diretor de exportações, pude provar uma dezena de vinhos. Os que mais me agradaram foram os seguintes:

PINOT NOIR DE RESERVA 2009 - Esse vinho me surpreendeu pela sua ótima acidez, raramente presente em "pinot´s" do novo mundo, sobretudo aqueles com estágio em barricas. Segundo Francisco, o vinho passou apenas 4 meses em barricas de carvalho francês, embora, em safras anteriores, já tenha chegado a 10 meses. Infelizmente, este belo pinot ainda não tem importador no Brasil.
AMAT 2005 - o Tannat topo de linha da Carrau. Um vinho de ótima estrutura e com taninos bem vivos, que ainda pedem alguns anos de garrafa. Você se lembra que, em 2008, fiz uma postagem dizendo que um vinho da Carrau estava no livro "1001 wines you must taste before you die"?. Foi o AMAT 2002, que também provei recentemente. Está pronto, bem evoluído, com taninos redondos e boa complexidade aromática. No Brasil, o AMAT é importado pela Zahil.

VILASAR 2000 - O vinho mais interessante que provei ali. Elaborado com a casta Nebbiolo. Incomum, seu açúcar residual é praticamente imperceptível. Mesmo com a idade já “avançada”, revela uma bela acidez e taninos elegantes. A importação desse vinho é feita pela Vinhos do Mundo.

2 comentários:

  1. Caro Guilherme,

    parabens pelas notas, as duas estao otimas e sem duvida ajudam e muito a divulgar os vinhos uruguaios no Brasil, algo que e muito necessario ja que nao sao ainda conhecidos ao nivel du publico consumidor em geral .
    Soube hoje que o Dias Lopes Diretor da GULA estara no Uruguai nos proximos dias e quer visitar Cerro Chapeu e degustar os vinhos das ultimas safras .
    Ele e um grande fan do AMAT e quer fazer novamente uma Cata Vertical desse vinho como ja foi feita ha 3 anos em Sao Paulo .
    Alias agora fica pendente a tua visita em Cerro Chapeu e em Cerro Trindade onde esta sendo construida a Cava para a elaboraçao de grandes tintos brasileiros da CARRAU .
    Um grande abraço,


    Ignacio Carrau

    ResponderExcluir
  2. Nelson Frick Fagundessábado, novembro 20, 2010

    Caro Guilherme,
    Gostei muito dos seus comentários e acrescento....desde 2004 que aprecio o AMAT...um verdadeiro nectar dos Deuses....no final do ano pretendo ir a Rivera e de lá ir conhecer a Bodega Carrau para conhecer de perto onde é produzido esse espetáculo de vinho!

    ResponderExcluir