segunda-feira, 5 de abril de 2010

Muita cara-de-pau... Necessária mudança na política do blog

Sei que esperar ética e bom senso na internet chega a ser ingenuidade.

Mas, depois de ver este blog "clonado" sistematicamente pelo site de uma revista especilizada em vinhos "famosinha" e, mais recentemente, por blogueiros inescrupulosos, resolvi mudar uma política que sempre pautou minhas postagens relativas a notícias: citar a fonte da informação, inclusive com o respectivo link.

E como sei que há a "clonagem"? Simples, muito simples. Primeiro, no monitoramento dos acessos ao blog, é possível saber o "out click", ou seja, se a pessoa que acessou foi para um site externo a partir do blog. Hoje mesmo tive uma "clonagem" por um blogueiro, relativamente a uma postagem de ontem, dia 04. No caso, vi o acesso dele, a partir de uma cidade de onde vêm poucos acessos ao blog e o "out click" justamente pra minha fonte. E ele não fez qualquer menção ao fato de que o link do jornal estrangeiro tinha sido tirado do meu blog. Ele poderia fazer isso citando a fonte remota (o site do jornal estrangeiro) e, em seguida, colocando um "via" relativo ao meu blog. Assim, ele deixaria claro, de modo ético, de onde tirou a informação. Isso é o equivalente ao apud no meio acadêmico, em que você cita um autor baseado numa citação de um outro autor. No caso de hoje, o "ilustre" blogueiro cingiu-se a citar o link da fonte remota, além de fazer uma tradução via tradutor do google, com os erros típicos, resultando em algumas frases nonsense ou mal construídas.

Em outras oportunidades, a "clonagem" foi ainda mais explícita. Num dos casos da revista "famosinha", eles tiveram a cara-de-pau de copiar um texto meu que não estava na notícia contida na fonte, coisa que eu tinha escrito 100% por conta própria. Entrei em contato com os editores da revista e fui solenemente ignorado. Pura ingenuidade minha achar que seria diferente!

De agora em diante, deixarei, em regra, de colocar a fonte/link. Quem quiser ter acesso, basta me mandar um e-mail ( cambara@gmail.com ) que terei todo o prazer em disponibilizá-la.

Um comentário:

  1. É muito triste ler um post destes, pois demonstra a total falta de respeito que existe em todos os setores da sociedade.

    Já reproduzi artigos de diversos blogueiros sérios no site da vinícola e nunca tive dificuldade em conseguir as devidas permissões.

    Guilherme parabéns pela qualidade do seu trabalho, porcaria ninguém copia.

    Um brinde,

    Denys Roman
    Cave Antiga
    www.caveantiga.com.br
    www.twitter.com/caveantiga

    ResponderExcluir