domingo, 17 de maio de 2015

Aprenda como pronunciar os nomes de vinhos franceses!!!

Há alguns meses, tomei contato com um vídeo muito interessante no blog Les Vins et Les Autres, do André Logaldi. Aliás, um blog cujo conteúdo é de profundidade incomum. Não deixe de visitar!

Voltando ao vídeo, trata-se de uma compilação de pronúncias de nada menos que 241 vinhos (aí inclua-se denominações de origem). Muito útil para quem não quer fazer feio na hora de falar os rebuscados nomes franceses.

No vídeo abaixo, você pode ouvir as pronúncias acompanhadas de uma indicação que mostra que parte da palavra está sendo dita. O vídeo tem quase uma hora de duração, mas é possível buscar um termo específico, a partir da barra de rolagem do youtube. As miniaturas ajudam bem nesta tarefa.

Claro que as pronúncias podem dar margem a algum tipo de discussão. Cito o exemplo de Montrachet. No vídeo, pronuncia-se o primeiro"t". Já estive in loco e eles não pronunciam. Já em Paris, sim! Tive a oportunidade de conversar com uma pessoa do BIVB que me disse que a questão é de sotaque mesmo. Eu procuro sempre utilizar a pronúncia empregada na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário