domingo, 18 de janeiro de 2015

Qual é a margem do restaurante? Conheça o Raisinable!

Um aplicativo para celulares, lançado recentemente, traz uma proposta interessante: saber qual o "markup", ou seja, a margem que o restaurante cobra em comparação com o preço de mercado do vinho. 

Esse tema, que já rendeu muita polêmica - não só aqui no Brasil, mas mundo afora -  está longe de  caminhar para um consenso.

E esse aplicativo coloca o dedo na ferida. O Raisinable compara o preço dos vinhos em diversos restaurantes de Londres e Nova Iorque com os valores de mercado, usando como base de dados o consagrado Wine-Searcher, o site que é, atualmente, a grande referência mundial de preços de vinhos. 

O aplicativo coloca o percentual de margem utilizada pelo restaurante em cada um dos seus rótulos. 

Pode-se verificar as variações dentro da carta de um mesmo estabelecimento:



Naturalmente, esses percentuais podem ser objeto de questionamento. Como o aplicativo usa o preço de mercado, ou seja, o preço final para o consumidor, a margem do restaurante pode ser ainda maior, pelo fato de que, normalmente, o estabelecimento paga um valor menor do que o consumidor.

De qualquer modo, é uma idéia interessante! Baixe o aplicativo na App Store, gratuitamente, para iPhone e iPad por meio deste link.

Aliás, temos algo semelhante, relativa ao preço das importadoras aqui no Brasil, feita pelo amigo Oscar Daudt. A última foi feita em agosto e você pode conferir clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário