domingo, 2 de março de 2014

O candidato a Grand Cru: Comte Armand Pommard Premier Cru Clos Des Epenaux 2001

Pude provar o Comte Armand Pommard Premier Cru Clos Des Epenaux 2001, um belíssimo exemplar da Côte de Beaune que, embora seja mais famosa pelos seus vinhos brancos, como o Montrachet, também produz tintos excepcionais.

Visualmente, o vinho mostrou-se bem jovem, com tons rubis bem intensos. No nariz, certa evolução, revelada por notas de couro, mesmo que um morango bem leve ainda apareça. Na boca, a acidez média e os taninos extremamente redondos sinalizam que o momento para abrir este vinho foi apropriado.

Este vinho é um dos candidatos à "promoção" à categoria de Grand Cru, na Borgonha. A notícia está na edição de março da revista inglesa Decanter. Entre as mais recentes promoções, estão Clos de Lambrays, que tornou-se Grand Cru em 1981, e La Grand Rue, também promovida a Grand Cru, em 1992.

No momento, ainda segundo a publicação britânica, há 9 pedidos em trâmite no INAO, o que inclui alguns de promoção de "Village" para "Premier Cru". Alguns produtores já estão torcendo o nariz, alegando que essas reclassificações poderiam "diluir" o conceito de qualidade de Grand Cru, assim como aconteceu na Alsácia.

O processo é lento. Somente a pesquisa de um comitê investigativo pode levar 2 anos. Para piorar, o INAO deve fechar 8 de seus 25 escritórios de campo, o que deve tornar ainda mais lentos os procedimentos.

Vale a pena ler esta matéria da Decanter, que explica, por exemplo, o porquê de Mâcon não ter sido agraciada com classificações superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário