sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os vinhos sardenhos de Sebastiano Rosa

Sebastiano Rosa, enólogo mais conhecido como o responsável pelo emblemático Sassicaia, produzido na Toscana, esteve em Brasília, na semana passada. Num almoço no Restaurante Piantella, ele apresentou os vinhos que produz na Sardenha, na Agricola Punica, uma parceria que empreende com  Antonello Pilloni, presidente da Santadi e com o enólogo Giacomo Tachis.

O primeiro vinho foi o Montessu IGT 2008. Um belo vinho, com ótima acidez, taninos redondos. Seu aspecto visual revela que a proposta não é fazer vinhos de alta extração. Também não revela madeira, talvez porque, a despeito de ter 15 meses de estágio em carvalho francês, as barricas não são de primeiro uso. Um corte de 60% Carignano (como chama a Carignan), Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, todas com 10% cada. Um vinho pronto para beber, mesmo podendo evoluir!

O segundo foi o Montessu IGT 2009. Com o mesmo corte e estágio, mostrou uma acidez ainda mais viva, mas com taninos ainda um pouco rústicos. Deve evoluir bem.

Na sequência, veio o Barrua IGT 2006. Mesmo com alguns anos de garrafa, a acidez se mostrou bem presente e com taninos médios. 85% de Carignano, 10% de Cabernet Sauvignon e 5% de Merlot. Esse vinho rivalizou com o Montessu 2008 quanto à minha preferência e confesso que fiquei em dúvida. São estilos bem diferentes. O Barrua é um vinho mais intenso, mesmo sem sem mostrar pesado. Já o Montessu, mais leve e vibrante. Tudo depende do que você procura no vinho.

Depois, vieram mais dois Barrua, o 2007 e o 2008. Ambos se mostram bem jovens. Devem melhorar muito com o passar dos anos na garrafa.

Uma ótima notícia é que os vinhos estão com preços promocionais, inferiores ao preço da importadora Ravin, por tempo limitado, tanto no próprio Restaurante Piantella como na loja Expand Piantella na 403 Sul. O Montessu custa 135 reais e o Barrua, 249.

Nenhum comentário:

Postar um comentário