domingo, 17 de fevereiro de 2013

Château de La Tour Clos-Vougeot Grand Cru Vieilles Vignes 2007

Não é todo dia que tenho a oportunidade de abrir um grande Borgonha. Mas a segunda-feira de carnaval foi um desses dias. 

O vinho? Château de La Tour Clos-Vougeot Grand Cru Vieilles Vignes 2007. Essa notável denominação Grand Cru da Côte de Nuits conta com 50 hectares e em torno de 80 produtores, figurando os proprietários do Château de La Tour entre os mais respeitados. Visitei a região em 2008 e 2011. Passeio obrigatório!

E quanto ao vinho em questão? Ainda uma criança, alguns diriam. De fato, ainda bem jovem, da safra 2007. Mas justamente aí reside uma das virtudes dos grandes vinhos borgonheses: podem ser apreciados em sua juventude. 

Claro que, com os anos na garrafa, eles mudarão e passarão a ter encantos distintos, ficando mais etéreos e ainda mais complexos. Quem já provou um vinho desses com muitos anos de garrafa sabe do que estou falando.

Mas este "jovem" já pode mostrar suas virtudes! Sua complexidade aromática aliada à sua excelente estrutura na boca proporcionam um enorme prazer. Prazer aumentado por ter sido escoltado por um belo filé de cordeiro ao molho de hortelã com batatas coradas, ótimo prato da lavra de Franscisco Ansiliero, chef e proprietário do restaurante Dom Francisco, na ASBAC, em Brasília. 

Um comentário:

  1. Deve ser um belissimo vinho. Pena que aqui um vinho desses seja extremamente caro. abraço.

    ResponderExcluir