domingo, 28 de outubro de 2012

'Oui, Monsieur' ou 'Uai, Sô' ???

Há algumas semanas, estive em Belo Horizonte e, por indicação do amigo Leandro Clementoni, conheci alguns produtos de uma vinícola mineira, de Andradas, chamada Casa Geraldo. Trouxe uma garrafa do Tannat 2010 para Brasília, de modo que pudesse provar com calma.

Resolvi, então, levar a garrafa para uma degustação às cegas, devidamente "oculta" dentro de um saco de pão, já sem a cápsula. Eu próprio saquei a rolha, evitando que alguém pudesse identificar o vinho desse modo. 

Depois que todos, inclusive um sommelier, provaram (e aprovaram) o vinho, pedi que dessem palpites quanto à origem. Países como Espanha, Portugal e França surgiram. Como já era hora de acabar com o suspense, brinquei dizendo que "este vinho não diz 'oui, Monsieur', diz 'uai, Sô'" e revelei a origem mineira do vinho, oriunda de Andradas. 

Brincadeiras de gosto duvidoso à parte, o fato é que o vinho mostrou-se bem interessante. Com acidez média e um final austero, não lembrou qualquer Tannat que eu já tenha provado. Seria em função de uma maceração bem leve? Não tenho a ficha técnica do vinho para afirmar, mas tudo leva a crer que sim. 

O preço? Paguei 18 reais na loja da própria vinícola, que fica na Avenida do Contorno, em BH. 

Um comentário: