segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vinho tinto servido a temperatura ambiente...

Já nem me incomodo mais com os olhares incrédulos e de reprovação que surgem toda vez que peço um balde de água com gelo para um vinho tinto. Raramente um vinho chega à mesa na temperatura adequada, entre 16 e 18 graus. E como, mesmo em ambientes climatizados, a temperatura ambiente está acima disso, o vinho vai esquentar, naturalmente, com o passar dos minutos. Por essas e outras, raramente dispenso o balde.

Mas o fato é que o lugar comum, segundo o qual o vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente, ainda tem inúmeros adeptos. Seguindo esse raciocínio, o balde seria destinados aos brancos e espumantes e, quando muito, a rosados.

Há alguns dias, ao aguardar o vôo de NY para Guarulhos, na companhia de meus pais, resolvi provar um vinho num bem apresentado Wine Bar do aeroporto JFK. O vinho (foto), um tinto feito no estado de NY com a casta Cabernet Franc, safra 2007, do produtor MillBrook, chegou "pegando fogo". Diante da altíssima temperatura, chamei o atendente e lhe pedi um balde de água com gelo. Como resposta à minha solicitação, recebi um alerta, com tom marcadamente professoral, para o "fato" de que vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente. Também me disse que sequer tinham gelo disponível. Diante da "pérola", perguntei-lhe como eles serviam os espumantes (presentes na carta). Mais uma "pérola": "usamos o refrigerador". Depois dessa, percebi que ali não havia terreno fértil para qualquer orientação.

Lamentável...

2 comentários:

  1. Olá amigo Guilherme, então somos DOIS. Sempre peço um balde p/ acompanhar meus vinhos, pois sei bem que nunca estão à temperatura correta. Lembro de uma viagem a Itália em que pedi gelo, pois a temperatura estava quase 30 graus...ninguém merece, certo. Pedi um bom supertoscano (de uns 40 Euros) e o garçom torceu o nariz, mas fui esperto e mostrei a ele o contrarótulo do próprio vinho dele, onde dizia no velho e bom italiano: "servir a 16 graus". Daí me atendeu, mas ainda ressabiado, rsrs!!! Forte Abraço.
    A.Coêlho - Site DCV www.decantandoavida.com

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, eu também faço isso e não ligo pra quem fica olhando. Outro dia, num desses restaurantes metidos a besta aqui de Brasília que acham que basta uma apresentação diferente do prato para dizer que é alta gastronomia, me serviram vinho quente. Pedi o balde e ouvia a pérola de sempre: "vinho é na temperatura ambiente". E rebati: lá na Europa, na Argentina e no Chile, onde vc bebe a 12 graus lá fora. Aqui tá 25.
    abraço

    ResponderExcluir