quinta-feira, 14 de abril de 2011

Jovens italianos estão bebendo menos vinho


Estudo revela que, na Itália, enquanto 69% das pessoas acima de 65 anos bebem vinho todos os dias, somente 13% dos jovens entre 16 e 35 anos fazem o mesmo.

Segundo Giovanni Brunetti, da empresa que realizou a pesquisa, uma das principais razões seria uma "evolução social". Brunetti explica que "as famílias italianas estão mais e mais fragmentadas nos últimos 10 anos. As pessoas não estão mais tomando as refeições juntas e o vinho não é mais um alimento. O vinho não tem mais uma função nutricional".

A pesquisa também revelou que, para 30% dos italianos, o vinho já não é mais um símbolo da gastronomia daquele país.

O preço também pesa. É que 48,8% dos italianos gasta menos de 3 euros numa garrafa de vinho para o dia-a-dia. A situação é agravada pelo fato de que o país da bota tem o maior índice de desemprego entre jovens na Europa.

Cerca de 35% dos italianos compra vinho em supermercados, que têm investido em tecnologias, como tela touch-screen ou em especialistas para informar o consumidor que frequenta esses estabelecimentos.

O estudo mostrou ainda que 22% dos italianos diminuíram seu consumo de vinho, nos últimos dois anos, por razões ligadas à saúde.

Foto: Robert Couse-Baker - Fonte: Decanter

Nenhum comentário:

Postar um comentário