segunda-feira, 12 de julho de 2010

Máquinas para vender vinho na Pennsylvania

No último mês de maio, viajei aos Estados Unidos. Lá, estive no estado da Pennsylvania, que possui uma particularidade: o governo monopoliza o comércio de bebidas alcoólicas, incluindo vinhos, à exceção de bares e restaurantes. Portanto, a iniciativa privada só comercializa bebidas alcoólicas para consumo dentro do próprio estabelecimento.

Assim, não encontrei vinho ou cerveja nos supermercados, por exemplo. As lojas de vinho são do governo, (Wines and Spirits) com uma bela seleção de vinhos de todo o mundo, diga-se, com preços inacreditavelmente baixo se comparados com os que pagamos em terras tupiniquins.

Mas, há algumas semanas, isso mudou. Embora o monopólio continue, agora é possível comprar vinhos em máquinas instaladas em supermercados e em outros estabelecimentos. Mas não se trata de uma máquina convencional, como a que vende refrigerantes. Para realizar a compra, é preciso apresentar uma com documento (para provar que tem a idade mínima para comprar bebida alcoólica), um cartão de crédito e - o mais inusitado - soprar algo semelhante a um bafômetro, para verificação do índice de álcool no organismo. Se estiver acima do nível permitido, não será possível comprar vinho. E todo esse procedimento é acompanhado e, se tudo estiver dentro da conformidade, autorizado, por um agente do governo, por meio de uma central remota
(o aparelho possui uma câmera).

A CBS fez uma matéria colhendo algumas opiniões dos consumidores a respeito. A maioria parece aprovar, apesar da demora do procedimento. A vantagem é poder comprar sem ter que ir às lojas, aproveitando uma ida ao supermercado. Confira:

Um comentário:

  1. interessante, fico imaginando o que faríamos para burlar tal policiamento.
    hélio

    ResponderExcluir