domingo, 29 de janeiro de 2012

Quanto custa produzir uma garrafa de Chianti Classico?

Para responder essa pergunta, o Unicesv (Centro universitario di ricerca e formazione per lo sviluppo competitivo delle imprese del settore vitivinicolo italiano) analisou 40 vinícolas da região de Chianti Classico, na Toscana.

Levando em conta todos os custos envolvidos (matérias-primas, elaboração, envelhecimento, marketing, etc.) chegou-se ao custo médio de 4,93 euros para a produção de uma garrafa de Chianti Classico DOCG, com um custo mínimo de 3,66 e um máximo de 9,62.

"Estes resultados são preocupantes - explica o professor Leonardo Casini - especialmente se você encontra no supermercado (na Itália) uma garrafa de Chianti Classico a 3 euros. Aparentemente, há empresas que vendem abaixo do custo. Ou há outra coisa nas garrafas."

Mas por que se encontra vinhos a 50 euros? Segundo Marco Pallanti, enólogo e presidente do Consorzio del Chianti Classico, muitos fatores influenciam isso, principalmente as margens das lojas e dos restaurantes. Portanto, segundo Pallanti, uma redução de um euro no preço cobrado pelos produtores não teria grande impacto. Quanto ao preço do vinho no supermercado (3 euros), ele explica que o litro de Chianti Classico a granel custa 1,70 euro (algo em torno de 1,27 euro por 750ml, capacidade da garrafa padrão) - e já custou menos. "Isso não é concorrência desleal?", questiona Pallanti.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Curso de vinhos da Bourgogne

O amigo Jean Claude Cara está passando uma temporada aqui no Brasil. Ele mora atualmente em Beaune, na Borgonha, e dará um curso sobre os vinhos de lá. Será no dia 02 de fevereiro, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 7135-1013 e pelos e-mails jean@elephantrouge.com.br e madamedovinho@terrra.com.br

sábado, 14 de janeiro de 2012

WINE&SONGS - Um vinho com música como "ingrediente"

Elaborado com as castas Monastrell, Petit verdot e Cabernet sauvignon, o WINE&SONGS é um vinho cujos produtores alegam conter um "ingrediente" único: música!

O nome "59 horas, 35 minutos y 3 segundos" diz respeito ao tempo em que o vinho, já engarrafado, "ouviu" músicas de diversos estilos, durante os meses que ficou guardado na vinícola.

Segundo Jorge Martínez, a música foi usada para reforçar e realçar o sabor. Para o espanhol, "já se demonstrou que a música influi no nosso estado de espírito e também nos líquidos".

A seleção musical coube à diretora da Radio 3, Lara López. Conta desde o flamenco de Enrique Morente até o jazz de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, passando pelo italiano Franco Battiato, pelos islandeses Sigur Ros, pelo espanhol Antonio Galván e pelos sons étnicos de Fatoumata Diawara.

Fonte e Foto: 20 minutos

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Catálogo da Mistral agora também no iPad

A importadora Mistral agora também disponibiliza seu catálogo na iTunes Store, para os usuários do iPad. A versão conta a seleção completa de rótulos da importadora e conteúdo interativo, como entrevistas, dicas, sugestões de harmonização, lançamentos, vídeos e muito mais.

Na primeira edição, o leitor poderá conferir duas entrevistas com conteúdos e vídeos exclusivos de personagens lendários do mundo do vinho: Aimé Guilbert, fundador do Mas de Daumas Gassac, que celebra as 40 safras de seu prestigiado vinho, e Paul Draper, enólogo dos Ridge Vineyards por mais de 40 anos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VINOGEO: Um atlas interativo para os amantes do vinho

Que tal estar no meio de um vinhedo de Bâtard-Montrachet, na Borgonha? O VINOGEO oferece a oportunidade de ver fotos em 360 graus em algumas prestigiosas regiões vinícolas, como a que aparece abaixo.
Ainda oferece uma visão geográfica global de várias regiões vinícolas, sendo esse um dos recursos mais interessantes, pois permite ver as delimitações territoriais de cada denominação.
O site francês, que ainda está numa versão "beta"(fase de testes, por assim dizer), mescla alguns recursos do Google Earth, como uma visão panorâmica em 3D.

Os países (teoricamente) disponíveis são Alemanha, Áustria, Chile, França, Itália e Luxemburgo. Mas, na prática, as regiões francesas são as que possuem mais informação.

O conceito tem muito potencial. Resta saber se ganhará mais conteúdo...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Você sabe o que é o AVIN? Entrevista com André Ribeirinho

Hoje eu reproduzo aqui no blog a mais recente coluna "Vinum Animi Speculum", homônima do blog. Aliás, a coluna, publicada em jornais desde 2005, antecedeu este blog, criado em 2008. Boa leitura!

AVIN

Na coluna deste mês, trago uma entrevista que fiz com o português André Ribeirinho, um empreendedor na área do “vinho online”, que criou duas empresas, o Adegga.com e o AVIN. Engenheiro informático de formação, ele é um apaixonado pelo Marketing. Ele mora com sua mulher (e 3 gatos) em sua cidade natal, Lisboa, a capital portuguesa.

Como começou sua relação com o vinho?O vinho entrou na minha vida através de um amigo, Emídio Santos, agora meu sócio, que me convenceu a começar a provar alguns vinhos. Depois, como qualquer wine lover sabe, é possível passar rapidamente de apreciador a apaixonado. Hoje em dia sou um wine lover convicto com uma paixão especial por Vinho do Porto.


Quando o site Adegga teve início? O Adegga começou há cerca de 5 anos ao mesmo tempo que me iniciava na prova de vinhos com dois amigos. Entretanto numa férias em Londres tive oportunidade de ler o livro "The Long Tail", que explica como a Internet alterarou a forma como as pessoas têm acesso a certos produtos (como a música ou os filmes). Pensei imediatamente que seria muito interessante aplicar os mesmos princípios ao mundo do vinho e assim começou o Adegga.com.

O que você considera o principal atrativo do Adegga? A principal atração do Adegga é o fato de ser um democratizador do vinho. Por um lado permite aos consumidores aproximarem-se do produtores que fazem os vinhos que bebem, por outro lado permite a qualquer pessoa partilhar a sua opinião sobre vinho e assim efetuar uma recomendação que pode ser utilizada por qualquer outro wine lover. É um verdadeiro processo de simplificação de linguagem e comportamento, especialmente num mundo do vinho muito habituado a uma comunicação mais tradicional e por vezes muito distante do consumidor.

Quantos acessos o site tem mensalmente? O Adegga e as suas listas de vinhos (restaurantes, lojas, etc) têm mais de 100.000 visitantes mensais.

O que é o AVIN? Como ele funciona? O AVIN é um código único para cada vinho que permite aos produtores gerirem e disponibilizarem facilmente todas as informações relativas aos seus vinhos para consumidores e profissionais do vinho. Através de um AVIN é, por exemplo, possível a um wine writer obter todas as informações sobre um vinho de forma estruturada incluindo prêmios, eventos, listas de restaurantes e outra informações sobre o mesmo vinho. O AVIN funciona para os vinhos como o ISBN funciona para os livros. É um forma de referir um vinho (por exemplo automaticamente, através de um sistema informático) sem precisar de usar apenas o nome (que pode gerar problemas de identificação). A utilização do AVIN é muito simples. Se o número estiver impresso num rótulo, um consumidor pode pesquisar o código no Google. Nos casos em que os rótulos incluem a tecnologia dos QRCodes é possível utilizar um celular para aceder ainda mais rapidamente à informação sobre o vinho.

Como foi a receptividade dos produtores e do público em geral quando o AVIN foi lançado? O AVIN resolve um problema sério da indústria dos vinhos, que é o fato de não haver um código único que possa ser utilizado por todos os agentes de forma a terem acesso a informações corretas sobre cada vinho. Dessa forma, a recepção à tecnologia AVIN foi sempre muito boa. O público em geral é também responsável por esse desenvolvimento rápido ao ser geralmente muito interessado em novas tecnologias e em especial devido à proliferação rápida de celulares de última geração nos últimos anos.

Caso algum produtor queira utilizar como deve proceder? Qual o custo? Obter códigos AVIN é totalmente gratuito. Apenas é necessário enviar um email para info@avin.cc e trataremos de pedir os dados de cada um dos vinhos e gerar os novos códigos AVIN. A informação está também disponível no website oficial em http://www.avin.cc

Quantos rótulos já possuem o AVIN? O AVIN está impresso por mais de 300 produtores num total de 40 milhões de garrafas individuais. Este é o resultado da rápida adoção que o código AVIN tem tido por parte dos produtores.