segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brinda Brasil é amanhã!!!

Espumantes premiados a preços atraentes

As festas de fim de ano estão chegando e, para brindar com a família e os amigos, nada melhor do que um bom espumante bem gelado. Melhor ainda se for possível abastecer a adega com bebidas premiadas internacionalmente e a preços inferiores aos de mercado. Você terá essa oportunidade no Brinda Brasil - 1º Salão do Espumante de Brasília, nesta terça-feira, 29 de novembro, no Espaço Cultural do Complexo Brasil 21, em Brasília.

Mais de 60 rótulos de espumantes nacionais, produzidos em dez vinícolas da Serra Gaúcha, estarão expostos durante o evento para a degustação dos apreciadores, que poderão comprar diretamente do produtor, com descontos, a quantidade que desejar, desde uma garrafa até quantas caixas quiser. É uma oportunidade única em Brasília, já que um evento desse porte, apenas com espumantes nacionais, nunca foi realizado antes fora do circuito gaúcho.

Estarão presentes as seguintes vinícolas: Adolfo Lona; Casa Perini; Casa Valduga; Dal Pizzol; Domno; Gran Legado; Miolo; Monte Pascoal; Pericó e Santa Augusta. A Super Adega dará suporte à comercialização dos produtos.

Além de provar e comprar quantos espumantes quiser, o visitante poderá degustar e adquirir também produtos do Mercado Municipal (queijos, pães, linguiças, bacalhau, molhos etc), experimentar bolos, bombons e petit fours fabricados artesanalmente e saborear o conceituado café de Antonello Monardo, todos com estandes no local. As melhores águas minerais naturais e gasosas do Brasil serão oferecidas gratuitamente ao público.

Quem quiser saber mais sobre produção e harmonização de espumantes, entre outros assuntos relacionados à bebida, poderá assistir, na parte da tarde, a palestras de especialistas renomados, como o produtor e enólogo Adolfo Lona, o sommelier e curador do evento Paulo Kunzler e o sommelier e diretor da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-DF), Gilvan Pires de Sá. Haverá também uma Rodada de Negócios, orientada pelo Sebrae, para facilitar o comércio entre produtores de espumantes e empresas locais.

Quem for de carro até o evento contará com o serviço de vallet park do Brasil 21. Já os que quiserem ficar à vontade para a degustação dos espumantes, sem se preocupar na hora de voltar para casa, haverá um estande da Cooperativa Unitáxi que oferecerá transporte com 30% de desconto.

Se você não comprou o seu ingresso antecipadamente, pela internet, ainda pode participar. A partir das 14h desta terça-feira haverá uma bilheteria montada no local para a venda de ingressos. E você ainda poderá ajudar instituições de caridade se levar 1 kg de alimento não perecível (não obrigatório).


BRINDA BRASIL - 1º SALÃO DO ESPUMANTE DE BRASÍLIA

Nesta terça-feira, dia 29 de novembro de 2011

Das 14h às 24h

Espaço Cultural do Complexo Brasil 21

Palestras, rodada de negócios, degustações e compras com desconto

Ingressos à venda no local do evento, a partir das 14h desta terça-feira

domingo, 27 de novembro de 2011

Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão visita Brasília

Na última terça-feira, estive no restaurante SOHO, em Brasília. Foi uma bela degustação de vinhos portugueses, da região do Dão.

Visitei essa região no fim do ano passado e falei aqui dos vinhos da Quinta da Boavista (Terras de Tavares e Torre de Tavares) , da Quinta dos Carvalhais, da Casa de Darei, da Quinta dos Roques e da Quinta da Bica.

Neste jantar aqui em Brasília, provei vinhos de várias vinícolas, entre elas, Quinta de Lemos, Quinta de Cabriz, Quinta do Cerrado, Quinta do Serrado (sim, são duas vinícolas distintas - não se trata de erro de digitação), Lusovini, Quinta da Garrida, Casa da Passarela e Quinta da Pellada. Aliás, o destaque ficou para o "Pellada 2001". Apesar da idade, essa safra somente será lançada em 2012 e estará restrita ao mercado brasileiro e ao belga. No Brasil, o lançamento deve ocorrer no Encontro Mistral.

Como cheguei cedo ao evento, tive o privilégio de conversar longamente com o simpático presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha (foto). O assuntos foram diversos, mas o principal foi o renascimento do Dão como região produtora de grandes vinhos.

Adega do Vinho realiza degustação de vinhos franceses

Será no dia 29, às 19:30. Para mais informações, clique aqui.

sábado, 26 de novembro de 2011

Montalcino: Casanova di Neri no Piantella

Nesta semana, tive o privilégio de degustar vinhos da vinícola toscana Casanova di Neri, na companhia do enólogo e proprietário da azienda, Giacomo Neri (foto).
O evento ocorreu no tradicionalíssimo restaurante Piantella, aqui em Brasília. Um dos proprietários da casa, Marco Aurélio Costa, foi o anfitrião e recebeu os comensais no conhecido "Cantinho do Dr. Ulysses", no piso superior do restaurante, em meio às milhares de garrafas de vinho oriundas das mais diversas e nobres regiões vinícolas do mundo.

Escoltados por belos pratos, como a Polenta Trufada com Shitake e o Medalhão com Ervas guarnecido com Palmito Salteado, foram 3 os vinhos provados:

- Brunello di Montalcino 2005
- Pietradonice 2005
- Brunello di Montalcino Cerretalto 2003

O primeiro deles (rótulo branco, à esquerda na foto acima), foi o meu preferido, ao menos para se beber neste momento. Além de estar pronto, perfeitamente evoluído, mostra bem a tipicidade de um Brunello, com elegância. Este vinho estagia por 42 meses em grandes tonéis de carvalho esloveno. Como todo Brunello, tem 100% de Sangiovese Grosso.

O Pietradonice 2005, um corte de 90% de Cabernet Sauvignon e 10% de Sangiovese, passa 18 meses em barricas de carvalho. Bem mais estruturado que o o vinho anterior, sugere mais tempo na garrafa para chegar em seu ponto alto, embora já possa ser bebido agora.
O Brunello di Montalcino Cerretalto, elaborado com uvas oriundas de um vinhedo específico e produzido apenas em safras excepcionais, mesmo sendo mais velho que seus "irmãos", ainda é uma "criança". Seu apogeu ainda deve levar alguns anos. Esse vinho estagia por pouco mais de 2 anos em barricas de carvalho, além de passar, no mínimo, outros 2 anos na garrafa antes de ir ao mercado.

Por fim, cerejas lambadas foram servidas em harmonia com um Vinho do Porto Ruby, da Taylor's.

Os vinhos da Casanova di Neri podem ser encontrados na importadora Expand.

domingo, 20 de novembro de 2011

Roma Caput Vini: A história que os italianos não sabem e que os franceses não querem saber

O livro "Roma Caput Vini - La sorprendente scoperta che cambia il mondo del vino", escrito por Giovanni Negri e sua esposa Elizabeth Petrini, editado pela editora italiana Mondadori, será apresentado em 2 de dezembro no Castello Banfi, em Montalcino (Toscana, Itália). O romance, que mostra o quão forte era a ligação entre Roma e do vinho, faz uma reconstrução histórica precisa para descobrir que o vinho está para Roma assim como Coca-Cola está para os Estados Unidos, estabelecendo que muitos dos vinhos mais famosos de hoje, italianos e franceses, nasceram nas mãos dos romanos.

No coração do livro está a descoberta feita recentemente pelo professor Attilio Scienza, Professor de Viticultura da Universidade de Milão, estudioso da genética da vinha, que, desde o início dos anos 80, trabalha com Castello Banfi para o projeto de zoneamento e pesquisas sobre a Sangiovese clonal. Graças aos estudos de seu grupo e às mais avançadas técnicas de análise de DNA, o prof. Scienza identificou, entre as as castas européias, 78 descendentes genéticos da Heunisch, a uva espalhada pelas legiões por todo o império romano.

Por essa perspectiva, Roma seria uma "mãe substituta" dos vinhos europeus, não só por seu grande poder militar como agrícola, difundindo a videira pelo continente. As majestosas legiões romanas, em tempos de paz, transformavam-se em formidáveis instrumentos de difusão e cultivo da videira.

Fonte e Foto: www.sienafree.it

sábado, 19 de novembro de 2011

Meu vinho com Susana Balbo

Estou participando do concurso "Corte Susana Balbo", promovido pela Cantu Importadora em parceria com a vinícola Dominio del Plata e com o canal Wine Bar.

Participam 29 blogueiros brasileiros ligados ao vinho. A mecânica do concurso, em síntese, é a seguinte:

- Cada blogueiro recebeu 5 pequenas garrafas de vinho varietal (feitos de uma determinada uva em uma determinada região), além de uma pipeta e uma proveta (foto acima).
- De posse desses vinhos (Um Malbec de Gualtallary e outro de Vistalba, um Cabernet Sauvignon de Ugarteche e outro de Altamira e um Tannat de Ugarteche, todos da safra 2011), os participantes devem fazer experiências e chegar ao seu corte predileto, pois poderão concorrer com somente um.
- O autor do corte escolhido por Susana Balbo (os cortes serão reproduzidos por ela e sua equipe, na vinícola) terá seu vinho será realizado durante o ExpoVinis 2012, com a presença de Susana Balbo e do vencedor, que assinará o rótulo em conjunto com ela.

O anúncio do vencedor será transmitido direto de Mendoza/Argentina no dia 02 de dezembro, através do canal WineBar (www.winebar.com.br).

Ainda que sejam desnecessárias apresentações, nunca é demais lembrar que Susana Balbo figura entre as mais importantes enólogas da Argentina.

Hoje fiz minhas "experiências", com quatro diferentes cortes e cheguei ao meu favorito. Agora é esperar pelo resultado!

Abflug e Undurraga

Ontem recebi uma ótima notícia do amigo Marcelo Toledo (uma figuraça!). Está confirmado! A Abflug agora trará os vinhos da Undurraga para o Brasil. Confira os detalhes:

Abflug é a nova importadora da Vinícola Undurraga no Brasil

Vinícola Chilena escolhe a importadora como sua aliada para novo momento da marca no país

A vinícola Undurraga, uma das grandes produtoras do Chile, escolheu a abflug vinhos como sua nova importadora e distribuidora exclusiva para o território nacional.

A ambição de ambas as empresas é de alcançar a marca de 100.000 caixas em vendas até o ano de 2016 e para isto estabeleceram um planejamento estratégico para aprimorarem sua abordagem aos clientes e consumidores no Brasil. O foco em marketing é uma característica marcante da abflug e da nova administração da Undurraga.

Os planos de negócios para desenvolvimento da marca Undurraga no Brasil passam por aumento dos esforços nas linhas Aliwen, T.H. (“Terroir Hunter”, ou “Caçador de Terroir”) e pelo lançamento dos seus espumantes do Novo Mundo que ainda não estavam presentes no país. Tanto os seus vinhos quanto os espumantes representam a excepcional evolução que a vinícola obteve nos últimos anos através da contribuição direta de um time de enologia best-in-class composto por Hernán Amenabar, Álvaro Espinoza, Rafael Urrejola, Carlos Concha e o assessor internacional Phillip Coulon (enólogo francês que foi Diretor Tecnico da casa de Champagne Moët & Chandon durante 30 anos, para a linha de espumantes do Novo Mundo Undurraga) além do assessoramento do especialista em terroirs Pedro Parra.

“Nossa intenção é nos diferenciarmos frente à vasta oferta de vinhos Chilenos. Para tal, seguiremos a nossa estratégia de investimentos sólidos na construção de marca, evidenciando os pontos de diferenciação de todo o portfólio Undurraga que oferece desde vinhos varietais jovens, frescos, e prontos para consumir até vinhos ícones”, comenta Marcelo Toledo, Diretor-Geral da abflug.

Com a missão de democratizar o consumo de vinhos de boa qualidade no país, a distribuidora pretende aumentar a penetração dos vinhos da Undurraga em ocasiões e regiões onde hoje o vinho possui pouca relevância.

“Temos grande expectativa de repetir no Brasil o enorme sucesso que estamos obtendo em os mais diferentes mercados ao redor do mundo. Para isso precisávamos de um aliado para desenvolver uma nova ótica para o mercado Brasileiro. Encontramos na abflug uma postura extremamente profissional e valorizamos muito o fato deles terem enorme compromisso com as vinícolas pertencentes ao seu portfólio.”, afirma Gabriel Ewards, Gerente de Exportação da Undurraga.

Sobre a abflug vinhos:

É uma companhia criada por um grupo de profissionais com experiência comprovada em corporações líderes das indústrias de vinhos e destilados, que decidiram lançar sua própria empresa. Construção de marcas, relacionamento de longo prazo com clientes e parceiros, excelência em vendas, inteligência de marketing, são alguns dos preceitos da abflug.

A distribuidora traz para o Brasil marcas de reconhecidas vinícolas do mundo – e o seu portfólio é propositalmente reduzido para garantir sólido investimento em marketing e alianças mais firmes com as vinícolas além de prestação de serviço diferenciado aos clientes. Entre os rótulos estão: “Portas de Lisboa”, da Casa Santos Lima (Portugal), CascinaAdelaide, vinícola localizada no coração da região de Barolo (Itália), os orgânicos Jean Bousquet (Argentina) e [yellow tail], marca australiana que revolucionou o mercado mundial de vinhos.

Saiba mais em www.abflug.com.br - www.undurraga.cl

Adega do Vinho promove encontro regado a vinhos chilenos


A Adega do Vinho recebeu nesta quinta-feira (17) diversos donos de restaurantes e jornalistas da cidade em encontro regado aos melhores rótulos da vinícola chilena Quintay. Na ocasião, a gerente de exportação da marca, María José Viera, contou um pouco de como os vinhos são produzidos e da influência marítima e das Cordilheiras que sofrem as vinhas, deixando o produto final mais delicioso ao paladar.


A casa é distribuidora exclusiva da marca no Brasil e no encontro foram servidos sete rótulos: Sauvignon Blanc, Carmenere, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e o Pinot Noir Rose, eleito o melhor Rose do Chile pelo Guia Descorchados 2011. O Guia é uma publicação do jornalista e crítico chileno Patricio Tapia. A edição 2011 traz todas as novidades do mundo dos vinhos com informações de 1908 rótulos, sendo 85 de vinícolas argentinas e 140 chilenas.

A Adega comemora quatro anos no mercado de Brasília e está realizando diversas promoções na semana de aniversário, com destaque para a Quintay, com 20% de desconto em todas as lojas até hoje, 19 de novembro.


Adega do Vinho


Endereços:

Loja do SIA

SIA trecho 12- Lt 260- Lj.03- dentro do Posto Shell depois do Makro Atacadista (Tel: 3233.0004 )

Sudoeste

Quadra 104- bloco C- loja 18 (Tel: 3343.2626)

408 Sul

SHCS 408, Bloco B Asal Sul (Tel: 3443-0244)


Foto: Brito Jr.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BRINDA BRASIL - 1º SALÃO DO ESPUMANTE DE BRASÍLIA

Brinda Brasil, o 1º Salão do Espumante de Brasília, é o maior evento brasileiro do gênero realizado fora do Rio Grande do Sul. Na Capital Federal, no dia 29 de novembro de 2011, no Complexo Brasil 21, estarão reunidas as principais vinícolas brasileiras produtoras de espumantes. O público vai poder experimentar mais de 60 rótulos diferentes e, se gostar, poderá comprar direto dos produtores e com DESCONTO.

A programação do Brinda Brasil também inclui palestras, que vão ensinar como degustar, qual a melhor harmonização e como se faz o espumante. O Brasil é considerado pelos especialistas internacionais como um dos três melhores produtores de espumantes do mundo. Nos últimos concursos internacionais, na Europa e nos Estados Unidos, os espumantes brasileiros faturaram 137 medalhas de ouro, prata e bronze.

Venha conferir, adquira seu ingresso antecipado. Doe um 1 kg de alimento não perecível.

COMO PARTICIPAR:

Você poderá participar de duas formas do Brinda Brasil:

1. Participação na programação de palestras e negócios (com degustação e possibilidade de aquisição de grandes volumes para eventos ou empresas, com descontos). Essa programação tem início às 14h e inclui palestras sobre espumantes, harmonização, viagens para a Serra Gaúcha, degustação de espumantes e opção de negócios com a vinícolas e seus representantes.

2. Participação aberta ao público, com degustação (à vontade) de espumantes e opção de compras de produtos, com descontos. Essa programação tem início às 19h.

Para se inscrever e garantir seu ingresso antecipado, acesse:
www.acessoeventos.com.br ou www.gourmetbrasilia.blogspot.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

14h - Enogastronomia
- Palestra do enólogo Adolfo Lona, presidente da Associação dos Produtores de Espumantes de Garibaldi-RS
- Palestra do sommelier e diretor técnico do Brinda Brasil, Gilvan Pires de Sá, diretor da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-DF), sobre o surgimento e o processo de fabricação do espumante.
- Palestra do sommelier e curador do Brinda Brasil, Paulo Kunzler, sobre harmonizações com espumantes.
- Palestra sobre viagens para a Serra Gaúcha, pacotes para rotas específicas e lua de mel.
- Rodada de negócios - Compradores e vendedores, sob orientação do Sebrae, para acordos comerciais.
- Negociações individuais dos participantes com vinícolas e seus representantes para aquisição de
espumantes, no local, com descontos.
- Cotação on-line para anunciantes e compradores
17h - Cerimônia de abertura oficial
- Secretário de Turismo do DF
- Representante Sebrae-DF
- SBAV
- ABS
- Associação dos Produtores de Espumantes de Garibaldi-RS
- Direção do Complexo Brasil 21
- Presidentes de entidades do setor

19h às 24h – Degustação de espumantes

- Participação do público para experimentar e comprar espumantes com descontos

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Degustação de Vinhos Latino-Americanos no Jantar de Confraternização do GRULAC

No último dia 7, tive a honra de participar do jantar de confraternização do GRULAC BRASIL, oportunidade em que foram degustados vinhos latino-americanos.
O evento, realizado no restaurante Dom Francisco, na 402 Sul, em Brasília, contou com a participação das seguintes autoridades:

Embaixador de la República Dominicana, Héctor Dionisio Perez, Presidente do GRULAC
Embaixadora do Panamá, Gabriela Carranza, membro da direção do GRULAC
Embaixador do Haití, Idalbert Pierre
Embaixador do México, Alejandro de la Peña, esposa e filho
Embaixador do Chile, Jorge Montero e esposa
Embaixadora de Barbados, Ivette Goddard
Embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja e esposa
Conselheiro do Chile, Pedro Andrés González
Conselheiro do Suriname, Ruivan Gilian Adjato
Ministro Antonio Tabajara, Chefe do Departamento da América Central e Caribe do Itamaraty, e esposa
Conselheira da Embaixada da República Dominicana, Maria Eugenia Dargam

A prova dos vinhos teve início como espumante brasileiro Luiz Argenta Brut. Também do Brasil, foi servido o Cordilheira de Santana Gewürztraminer 2009. Seguiram-se o chileno Clava Quintay Syrah 2010 e os uruguaios Montes Toscanini Tannat 2007 e Juan Carrau Tannat Reserva 2009. O vinho de sobremesa argentino Navarro Correas Cosecha Tardia 2007, um corte de Sauvignon Blanc e Semillon.
A grande surpresa foram os vinhos mexicanos, todos da região Baja California, que não estavam no programa original e foram trazidos pelo embaixador do México, Alejandro de la Peña. O primeiro deles foi um branco, Santo Tomas 2007, 100% Chardonnay. Também foram servidos o Calixa 2007, feito de Cabernet Sauvignon e o TXTURA 2007, um corte de Tempranillo, Zinfandel e Grenache.

Mas o vinho mexicano que realmente me agradou foi o L. A. Cetto Reserva Privada 2005, elaborado com Nebbiolo. Bastante equilibrado, esse vinho apresentou uma acidez viva, a despeito da "idade". Arrisco dizer que foi o vinho mais interessante da noite!
O que é o GRULAC?

O GRULAC BRASIL(Grupo de embaixadores latino-americanos e do Caribe) é uma entidade composta por chefes de missões diplomáticas dos países da América Latina e do Caribe com representação junto ao Governo do Brasil, que visa articular e defender os interesses convergentes entre os países membros, com o planejamento e execução de atividades conjuntas com vistas a promover o aprofundamento e diversificação das relações desses países com instâncias oficiais e privadas brasileiras.

Atualmente, o GRULAC é presidido pelo embaixador da República Dominicana, Héctor Dionisio Pérez. Segundo ele, durante o período de sua presidência do GRULAC, vai guiar a sua administração para desenvolver um programa de ampliação da participação de representantes dos países membros em vários fóruns e espaços de exercício diplomático no Brasil, com especial ênfase no fortalecimento institucional do grupo, na defesa de seus interesses comuns perante as autoridades brasileiras e na interação com organizações e associações representativas de vários setores do Brasil.

domingo, 13 de novembro de 2011

Visita à vinícola Albert Bichot

No centro de Beaune, capital vinícola da Borgonha, visitei, em agosto, outro conhecido produtor de vinhos: Albert Bichot, que data de 1830. O diretor comercial da empresa, o comunicativo Christian Ciamos(foto), recebeu-me na sede da empresa.

Ali provamos oito vinhos, no total. Os brancos eram todos da safra 2008: Bourgogne Vieilles Vignes, Chablis 1er Cru Vaucopins “Domaine Long Depaquit” e o majestoso Moutonne Chablis Grand Cru “Domaine Long Depaquit”. De longe, o melhor vinho desta prova.

Entre os tintos, três da safra 2008: Bourgogne Vieilles Vignes e Pommar Clos des Ursulines “Domaine du Pavillon” e o Nuit-Saint-Georges. Os da safra 2009 foram o Mercurey “Domaine Adélie” (bem mineral, o tinto que mais me agradou) e o Vosne-Romanée “Domaine du Clos Frantin”.

A importadora brasileira dos vinhos Albert Bichot é a Winebrands.

sábado, 5 de novembro de 2011

Visita à Maison Louis Latour

Como eu já disse aqui, fui à Borgonha em agosto deste ano. Ali, visitei a Maison Louis Latour, casa fundada em 1797. Fui até a sede da empresa no centro de Beaune. De lá, na companhia da simpática relações públicas do grupo, Anne Charpin, fui conhecer uma das principais propriedades dos Latour, o Château Corton Grancey. Com seus belos vinhedos, localiza-se em Aloxe-Corton, na Côte de Beaune.

Pude conhecer sua adega secular, que ostenta vinhos de safras antiquíssimas, inclusive de 1870. Mas esses já são verdadeira peça histórica.
Bem mais jovens, os vinhos que provei foram realmente muito bons. Entre os brancos, iniciei com Pouilly-Fuissé 2010. Os demais eram todos da safra 2009: Mersault 1er Cru “Château de Blagny”, Puligny-Montrachet 1er Cru e o Corton-Charlemagne Grand Cru. Os tintos também eram da safra 2009: Marsannay, Chassagne-Montrachet, Gevrey-Chambertin 1er Cru e o Château Corton Grancey Grand Cru. Mesmo ainda sendo muito jovens, já mostram bem seu potencial. Destaque para o último tinto, um belíssimo vinho.