quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Destaques do III Encontro Vinum Brasilis

Hoje estive no III Encontro Vinum Brasilis, aqui em Brasília. O evento, dedicado ao vinho brasileiro, teve todos os convites vendidos, o que já demonstra o sucesso da empreitada capitaneada pelo amigo Petrus.

Vários os vinhos provados, destaco um da Lidio Carraro, o Elos Touriga Nacional Tannat 2008, que aparece abaixo nas mãos da bela e competente Kátia Matusita, que representa os vinhos dessa vinícola gaúcha aqui no DF.
Destaque ainda para o Pizzato Chardonnay 2009 (foto abaixo) e para o espumante Cave Geisse Nature.
No evento, também tive a oportunidade de conversar com o chileno Eugenio Echeverria (foto abaixo), da The Wine School, que traz os cursos da Wine & Spirit Education Trust para o Brasil.

domingo, 22 de agosto de 2010

Jantar harmonizado Dom Francisco e vinhos chilenos Von Siebenthal

O Dom Francisco Park realiza, na próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, jantar harmonizado com vinhos da vinícola chilena Viña Von Siebenthal. A noite será conduzida pelo proprietário, o enólogo Mario Von Siebenthal, e sairá a R$ 150, 00 (com serviço incluso). Na ocasião, o Valet Park com manobrista será cortesia do Dom Francisco.

CARDÁPIO

Entrada
Abobrinha recheada com ragu de ossobucco
VON SIEBENTHAL PARCELA #7 RESERVA SAFRA 2007
VON SIEBENTHAL CARMENERE RESERVA SAFRA 2007

1º prato
Penne com calabresa e funghi
VON SIEBENTHAL CARABANTES PREMIUM SAFRA 2003

2º prato
Brasatto ao vinho tinto
VON SIEBENTHAL MONTELIG SAFRA 2004

3ºprato
Carré de cordeiro ao forno, acompanhado de batatas rústicas
VON SIEBENTHAL TOKNAR SAFRA 2005

Sobremesa
Crumble de banana
Água mineral, chá e café

Serviço
Jantar harmonizado Dom Francisco e vinhos chilenos Von Siebenthal
Local:
Dom Francisco Park (Park Shopping)
Data: 25 de agosto de 2010
Hora: 20h
Preço por pessoa: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), com serviço incluso.
Informações ou reserva pelo telefone: (61) 3363- 3079

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

III ENCONTRO VINUM BRASILIS

No próximo dia 26 de agosto, Brasília receberá um evento voltado exclusivamente ao vinho brasileiro. Trata-se da terceira edição do Encontro Vinum Brasilis. O ingresso custa 50 reais. Quem for ao evento e morar na Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Lago Sul e Lago Norte poderá contar com transporte gratuito para voltar para casa.

Clique na imagem abaixo para ampliá-la.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alarme falso!!! Pouca coisa mudou para os viajantes que trazem vinho do exterior

Toda vez que vejo uma notícia dizendo que haverá alívio tributário (o leão ficando mais manso???) fico desconfiado. Se isso envolver o vinho, então...

Vi, nos últimos dias, algumas notícias e postagens que davam conta que haveria "isenção" para 12 litros de bebida alcoólica trazidas por viajantes vindos do exterior. Preferi esperar a publicação das normas para tratar do assunto aqui. E, sem nenhum demérito àqueles que divulgaram de pronto a notícia, acho que fiz bem.

Analisando tanto a portaria como a instrução normativa, verifica-se que, a rigor, não houve uma "isenção" propriamente dita. As garrafas de vinho que você trouxer do exterior (de avião) continuam integrando o cômputo dos 500 dólares de isenção geral. Portanto, se você trouxe, por exemplo, um notebook de 500 dólares, não poderá trazer nenhuma garrafa de vinho com isenção.

O que mudou, na prática, foi a quantidade de bebida alcoólica que você pode trazer (são 12 litros) dentro da isenção. Mas não se trata de isenção específica para as bebidas alcoólicas. Isso tudo continua, como eu já disse, dentro dos 500 dólares. Antes, não havia uma quantidade normatizada.

Em 2008, o amigo João Filipe Clemente (se você ainda não conhece o excelente blog dele, clique aqui) fez uma bela postagem sobre isso, que contou com a complementação do Rafael, que se identificou como servidor da Receita Federal. Ali, o Rafael trouxe esclarecimentos no sentido de que cabia ao agente alfandegário avaliar se os vinhos trazidos teriam ou não destinação comercial. Pelo que se compreende da nova norma, não há mais essa necessidade, desde que observado o limite de 12 litros.

As normas trouxeram alguns avanços. Incluíram, na definição "bens de caráter manifestamente pessoal" uma câmera fotográfica, um relógio de pulso e um aparelho de telefone celular. Mas isso só vale se esses itens estiverem dentro daquilo que a norma chama de "compatibilidade com as circunstâncias da viagem"...

Foto: Tambako the Jaguar