sábado, 30 de maio de 2009

Beba apenas vinhos vedados com rolha de cortiça natural

Entre as 10 recomendações da "Countdown 2010", todas de cunho ecologicamente correto, há esta que estimula as pessoas a comprar vinhos que usem rolhas de cortiça para sua vedação.

A "Countdown 2010" pretende que "todos os governos e membros da sociedade civil, em todos os níveis, venham a assumir as ações necessárias para travar ou reduzir significativamente a perda de biodiversidade no ano de 2010".

Já estou fazendo a minha parte!!! Até porque, independentemente de qualquer aspecto ambiental, sempre fui partidário da rolha de cortiça.

Fonte/Foto: Agroportal

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Baden-Württemberg


Como eu já disse em oportunidades anteriores e se constata no meu perfil, publico uma coluna homônima deste blog, mensalmente, no CirculandoAqui.com, de Cambará(PR) e no Comércio do Jahu, de Jaú(SP).

Leia a coluna deste mês, sobre um um jantar ocorrido na Embaixada da Alemanha, em Brasília, que contou com os vinhos DYADE52, do Estado alemão de Baden-Württemberg, clicando aqui.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Portugueses tentarão bater recorde de degustação de vinho

No próximo sábado, dia 30, os portugueses da vila de Coruche vão utilizar mil litros do Monte da Casta, um vinho branco produzido pela Quinta da Lagoalva de Cima, para bater o recorde mundial de degustação de vinho, em número de degustadores.

O recorde atual é da  cidade espanhola de Aranda de Duero (Burgos), que reuniu  5095 provadores em 2006. A meta dos portugueses é, além de bater o recorde, atingir 5.500.

Fonte: O Mirante - Foto: Olga Pavlovsky

Vinho de Hitler enseja discussões

Um vinho alegadamente pertencente à adega pessoal de Adolf Hitler foi vendido numa casa de leilões (Alexander Autographs) por 900 dólares.

E o rótulo desse vinho gerou uma série de questionamentos. Como se verifica na foto, ali somente há a inscrição "St. Emilion", a safra (1934), "Frankreich", que significa "França" no idioma alemão, além de uma imagem de uma edificação que, segundo o blog do jornal New York Times, seria "uma estrutura de estilo stalinista no alto da igreja". Não há menção quanto ao produtor do vinho.

Para Donald e Petie Kladstrup, co-autores do livro "Guerra e Vinho", Hitler “ocasionalmente bebia vinho, pois ele preferia cerveja."

Fonte/Foto: Dr.Vino

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Exportações de vinho espanhol em queda livre

As exportações de vinho da Espanha têm enfrentado os dissabores da crise econômica mundial. No primeiro trimestre do ano, a queda foi de 23% em volume (num total de 327 milhões de litros), comparado com o mesmo período de 2008, segundo dados do Observatorio Español del Mercado del Vino. 

O faturamento do período foi de 372,8 milhões de euros, o que representa uma redução de 17,7% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A queda no faturamento só não foi maior porque houve um aumento médio de 3,26% no preço do vinho, que ficou na casa de 1,14 euros por litro.

Fonte/Foto: Cope

Jóias do Novo Mundo

Há alguns dias, enquanto eu estava absorto com as caixas da minha mudança e com todas as demais "intempéries" oriundas de tal fato (quem já fez mudança sabe do que estou falando), recebi uma ligação do amigo Eugênio. Ele me dizia que estava a caminho de uma degustação na casa dos pais do Ricardo. Até brinquei com ele, dizendo que ele só estava me ligando para me deixar com inveja. Enfim...

Apesar disso tudo, vou postar aqui os comentários do Eugênio a respeito dos vinhos degustados. Só posso dizer que o Angelica Zapata Cabernet Franc é, de fato, um vinho diferenciado. Pena não estar disponível no Brasil. Já fiz uma postagem sobre ele, por ocasião da volta do glorioso Sport Club Corinthians Paulista à primeira divisão do brasileirão. Já tive oportunidade de provar as safras 2001, 2002 e 2003, sendo a 2002 excepcional.

Boa leitura!


_______________________________________



A convite do meu amigo Ricardo Salmeron, fui à casa de seus pais Roberto e Ieda (casa em que sempre fui muito bem acolhido), para degustar belos vinhos oferecidos por eles e convidados. A noite estava fria e convidativa a um bom vinho, e não foi o que faltou.

1 - Começamos pelo tinto biodinâmico chileno, Antiyal 2006, feito pelo Álvaro Espinoza, que tem predominância da Carménère, mesclada à Cabernet Sauvignon e Syrah. Antiyal significa “filhos do sol” e estava jovem apresentando uma cor bem escura, de um vinho concentrado, com aromas de mentolado e frutas maduras. É um vinho para guardar mais uns 10 anos.

2 - Logo depois foi aberto o Almaviva 2000, que foi logo mostrando a que veio. Muita fruta fundida com a madeira,sem ser austero,com aromas de couro e ameixa preta..Esperava que a cor estivesse mais atijolada, mas estava viva, com pouca evolução,parecendo mais novo do que era, mesmo assim pensei : esse é o vinho da noite.

3 - Foi então aberto o Angélica Zapata 2003 Caberet Franc. Esse é um vinho que não é comercializado no Brasil, só no mercado interno argentino.Quem for à Argentina aconselho trazer de caixa.Ao ser removida a rolha os aromas se desprenderam de forma fantástica e complexa.Inicialmente ataque doce (sem ser enjoativo ) passando por cedro e papelão molhado.A cada nova inspirada dava pena de beber o vinho para que não acabasse nunca.Na boca estava com a textura cremosa, macio,equilibrado.Um vinho gentil.Reservei um pouco na taça para bebê-lo no final e confirmei o que imaginava: o melhor vinho da noite e talvez o mais barato.

4 - Seguindo, degustamos o Pablo Neruda Cabernet Sauvignon 2001, chileno. O vinho apresentou-se com aromas herbáceos, grama molhada ,com um toque de couro e uma cor mais evoluída que os outros vinhos da noite.Na boca estava redondo e equilibrado.Para mim, o segundo melhor da noite.

5 - Continuando no novo mundo, foi aberto o Kuyen 2006, que é o segundo vinho do Antiyal, também feito pelo Álvaro Espinoza de maneira biodinâmica. É um vinho em que a Syrah predomina, complementada pela Cabernet Sauvignon.O vinho tem um toque de especiarias e uma cor bem densa de um vinho novo, que irá melhorar com alguns anos de adega.

6 - Para finalizar, foi servido o grande branco Coulée de Serrant, do Nicolas Joly safra 2006, que estava por quatro horas no decanter, mas isso é assunto para outra postagem.

Eugênio Oliveira.

domingo, 24 de maio de 2009

Uma maneira inusitada de servir vinho

Eu nunca tinha visto alguém servir vinho com os pés... você já tinha? Veja só:

Califórnia e Chinatown

Pouca gente sabe, mas a indústria do vinho na Califórnia teve seu início com grande participação de trabalhadores chineses. Isso começou no século 19. Eles trabalharam plantando as vinhas, construindo pontes e caves. Muitos trouxeram sua experiência com a agricultura, o que ajudou na implementação dos vinhedos e no trabalho nas vinícolas.

"Isto era Chinatown", diz Ging Chan, de 77 anos, ao ver a área onde antes existiam vinhedos repletos de centenas de trabalhadores chineses.

Mas por qual motivo o eles não permaneceram ali? A vida dos chineses ali não foi nada fácil, pois passaram por forte discriminação, incluindo leis que os proibiam de ser proprietários de terra, além de campanhas que pregavam a não contratação dos chineses pelos fazendeiros americanos. Em 1882, o congresso aprovou um proibição de imigração chinesa.

Por todos esses fatores, a "Chinatown" então existente migrou para as cidades. Na década de 1930, a indústria enfrentou seus próprios problemas, com a depressão econômica, pragas e a proibição de bebidas alcoólicas. Quando houve o ressurgimento do vinho na Califórnia, na década de 1960, os chineses não estavam mais na região.

Fonte: San Jose Marcury News - Foto: futureatlas.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

Conhece a casta "Touriga Fêmea"???

Eu não conhecia. Praticamente esquecida, está presente na Quinta da Revolta, no Douro. Veja no programa "A Hora de Baco":

Vinho "Yes We Can" na Hora de Baco

Lembra-se do vinho ribatejano "Yes We Can"? Se você quiser saber mais sobre ele, assista ao programa "A Hora de Baco", da RTP:

sábado, 16 de maio de 2009

Vinho enlatado não emplaca na Coréia

As vendas de vinho em lata não estão indo nada bem entre os coreanos.
Para se ter uma idéia, as vendas de um vinho australiano, o Barokes, vendeu apenas 176 latas, em média, por mês desde o início de 2009, segundo a importadora coreana Cave de Vin. Outra empresa do mesmo ramo, a Kil Jin International, deixou de vender, meados do ano passado, outro vinho enlatado oriundo da Austrália, o Billy Goat Hill.

"As vendas estão um pouco baixas", disse Lee Chun-il, presidente da Kil Jin International, Ltd., relativamente ao vinho enlatado chileno Elka. Para Lee, esse tipo de embalagem só terá futuro na Coréia se melhorar a percepção acerca do vinho.

Fonte/Foto: The Korea Herald

sexta-feira, 15 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Prove a cultura de 5000 anos - Passeio vinícola pela China

Há alguns meses, fiz uma postagem com um vídeo sobre passeios vinícolas na China. Agora, mais um vídeo, tão ou mais interessante que o anterior. Veja!


Se você quiser mais informação, pode acessar China Wine Tours.

Granizo arrasa vinhedos em Bordeaux

Uma incomum tempestade de granizo atingiu a região francesa de Bordeaux nos dias 11, 12 e 13 de maio, mês em que costuma apenas gear por ali.

O granizo causou grandes estragos, conforme se constata na foto tirada no vinhedo do Château Sansonnet, em Saint-Émilion. Além desta sub-região, Entre-Deux-Mers, Côtes de Castillon, Côtes de Bordeaux e Graves também foram atingidas, ainda que de modo desigual. Em Margaux, são estimadas perdas entre 30% e 80%. Segundo Gonzague Lurton, da associação dos produtores de Margaux, 35 dos 70 chateaux foram afetados, algo em torno de 700 hectares.

As safras de 2009 e 2010 devem ser afetadas. Estima-se que as consequências serão ainda piores do que as de 2003.

Fonte/Foto: ElMundoVino

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mario Andretti e seus vinhos

Há alguns dias, tive a oportunidade de publicar uma coluna sobre vinho e fómula 1. Ali eu tratei da comemoração no pódio com champagne. E hoje o Mario Andretti, o único piloto a vencer as 500 milhas de Indianápolis, as 500 milhas de Daytona e o campeonato mundal de Fórmula. Ele é um apaixonado por vinhos e comprou uma vinícola no Napa Valley em 1996, em sociedade com seu amigo Joe Antonini, ex-presidente da Kmart.

Andretti teve seus vinhos premiados no San Francisco Chronicle Wine Competition. Clique aqui e assista a um vídeo em que ele fala de seus vinhos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Amigos na Expovinis

Uma das coisas mais bacanas de eventos como a EXPOVINIS é a oportunidade que há para encontrar, pessoalmente, os amigos que temos apenas "on-line".

No meu caso, pude conhecer pessoalmente o amigo Alexandre Frias, responsável pelos ótimos sites Diário de Baco e ENOBLOGS.

Tive, ainda, a oportunidade de conversar com o Marco Danielle, que debutava na EXPOVINIS. Além de provar seus ótimos vinhos que estão à venda, provei um rosé de Pinot Noir, engarrafado há poucos meses. Este vinho não estará no mercado. Na foto abaixo, o estande Tormentas / Vinha Solo, com Marco à esquerda.

Também conheci, pessoalmente, o produtor português Pedro Tamagnini (foto abaixo), da Quinta dos Avidagos, leitor lusitano deste blog. Naturalmente, provei seus vinhos, excelentes representantes do Douro.

Eu bem que poderia tentar listar todos os amigos que tive a felicidade de encontrar e/ou conhecer pessoalmente no evento, mas a chance de cometer injustiças seria enorme. Então, fico por aqui!

domingo, 10 de maio de 2009

Vinho e música

Esta é a fórmula do North Carolina Wine Festival, que ocorrerá, em sua nona edição, no próximo dia 30, nos EUA. Quem comparecer, poderá provar vinhos de 37 vinícolas. Além disso, 3 grupos musicais se apresentarão.

Veja só o vídeo comercial do evento:

Candidaturas insólitas...

Você se lembra do concurso promovido pela vinícola Murphy-Goode? Ainda não escolheram quem será o feliz empregado ou empregada. Mas veja só 2 vídeos enviados por candidatas...

No primeiro, Carolin Nechtman mostra toda sua "habilidade" com o bambolê:


Já no segundo, Valerie Stevens tem uma companhia um tanto incomum...
"Muita" criatividade das 2, realmente...

sábado, 9 de maio de 2009

Corticeira Amorim tem prejuízo de 4,5 milhões de euros nos primeiros 3 meses de 2009

A portuguesa Corticeira Amorim, uma das mais importantes empresas do ramo de produção de rolhas naturais de cortiça, teve um prejuízo de 4,595 milhões de euros no primeiro trimestre de 2009. No mesmo período de 2008, a empresa registrou lucro de 3,380 milhões de euros.

Segundo a empresa, a queda na procura da rolha de cortiça, a diminuição do consumo de vinho e dos estoques das vinícolas foram reponsáveis pelo desempenho ruim.

Mas esse prejuízo foi menor do que as estimativas do Espírito Santo Research, que indicavam 5,3 milhões de euros.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Abra sua cabeça...

... e abra um vinho do Brasil. Este é o slogan da nova campanha do IBRAVIN, que foi lançada no último dia 5, durante a EXPOVINIS BRASIL 2009.

O IBRAVIN vai utilizar um saca-rolhas estilizado, criado por Humberto e Fernando Campana, como símbolo da estratégia de marketing da entidade, que visa estimular as pessoas, no país e no exterior, a experimentar o vinho brasileiro.

Fonte: CH2A - Fotos: Divulgação / Norio Ito

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Arte em barricas

A vinícola espanhola Bodegas Vicente Gandia encontrou um modo peculiar de incentivar artistas da região de Valência. As "telas" são barricas de vinho! Além de pinturas, outros tipos de artes plásticas estão presentes.

Uiso Alemany, Monique Bastiaans, Carmen Calvo, Javier Chapa, Ramón de Soto, Mavi Escamilla, Cuqui Guillén, Artur Heras, Óscar Mora, José Morea, Natividad Navalón, Miquel Navarro, Sebastián Nicolau, Vicente Peris, Cari Roig e José Sanleón são os 16 artistas responsáveis pelas obras.

Os trabalhos estarão expostos, até o dia 16 de maio, no Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).

Fonte/Foto: El Boletin

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Londres tem seu primeiro vinhedo desde a idade média

Mais de 1500 vinhas da variedade Bacchus estão sendo plantadas, desde a última segunda-feira, numa fazenda orgânica em Enfield, na grande Londres, que não tinha um vinhedo comercial desde os tempos medievais.

De acordo com Sarah Vaughan-Roberts, que aparece na foto acima trabalhando no vinhedo, a idéia é que a primeira safra chegue a tempo de produzir algumas garrafas para os Jogos Olímpicos de 2012.

O lucro obtido com a venda dos vinhos será destinado a programas de educação em agricultura sustentável.

Ps. Segundo Jancis Robinson, em seu livro The Oxford Companion to Wine, a Bacchus, oriunda da Alemanha, resultou de um cruzamento entre a Silvaner e a Riesling, ocupando o quarto lugar no plantio de cepas no Reino Unido.

Fonte/Foto: Telegraph

domingo, 3 de maio de 2009

Falsificação de vinhos

As bebidas mais falsificada no mundo são, nessa ordem, whisky, champagne e cognac, seguidos do vinho tinto. Entre os tintos, os mais falsificados são os franceses de Bordeaux, com os de Rioja, na Espanha, em segundo lugar.

Segundo dados do Centro Técnico Operativo del Vino (CTOV), as falsificações alcançaram 30% do faturamento dos vinhos da União Européia em 2008. Além disso, a China, que é um dos maiores importadores de vinho, já reconheceu que 7 de cada 10 garrafas importadas vendidas nos restaurantes de suas grandes cidades são falsificações.

Fonte: La Voz de Galicia - Foto: Edan

sábado, 2 de maio de 2009

Só faltava essa: "vinho" para cachorros e gatos...

Calma... ninguém vai servir vinho para o seu cachorro... mas a Bark Vineyeards ("bark" significa "uivo" em inglês) possui uma linha do produtos, no mínimo, curiosa. Comida para gatos e cachorros embaladas em garrafas de vinho, com direito a rótulo e cápsula. Se você servir um "Sauvignon Bark" para o seu cão, saiba que ele não ficará embrigado, pois trata-se de uma sopa de frango com hortaliças.

Caso você prefira algo mais "forte", seu animal pode provar um Johnnie Barker Black, composto de água, bife de fígado em pó e ácido lático.


Fonte: Terra.cl - Fotos: Bark Vineyards

Ives Bernard elogia plano vitivinícola argentino

O presidente do Institut National des Appellations d’Origine, da França, Ives Bernard, que também é candidato à presidência da OIV, esteve na Argentina e elogiou o plano estratégico vitivinícola 2020 do país.

"Estou muito bem impressionado com o plano estratégico da vitivinicultura argentina porque considera bem os ascpectos que se leva em conta para aumentar o consumo, faz com que o consumidor tenha garantias de autenticidade, valorize a origem e, sobretudo, valorize a naturalidade do vinho" disse. Segundo Bernard, "se todos os países produtores forem nessa direção e nesse mesmo caminho, sou muito otimista sobre a evolução da vitivinicultura no mundo".

Fonte: Diario de Cuyo - Foto: Tokyo Tanenhaus

Champagne Montaudon no Brasil... e na EXPOVINIS 2009

Você se lembra que, em dezembro do ano passado, eu fiz uma postagem sobre a aquisição da vinícola Montaudon, pela Moët Hennessy, o segmento de vinhos e outras bebidas alcoólicas de propriedade da LVMH (o conglomerado de empresas de produtos de luxo)?
Pois é. Há alguns dias, recebi do pessoal da CH2A, a notícia de que a importadora Cantu passa a trazer os vinhos dessa importante maison de Champagne. A Cantu estará presente na Expovinis Brasil 2009. Aliás, a competente equipe da CH2A também é responsável pela assessoria de imprensa do evento.
Foto: Divulgação

Barca Velha

Se você gosta de vinhos portugueses, provavelmente já ouviu falar do mítico "Barca Velha". Então, eu lhe convido a ler uma bela crônica da autoria de Manuel Carvalho (foto), cujo título é "A natureza dos mitos", que fora publicada na Revista Blue Wine (atualmente chamada de "Wine - A essência do vinho"). Clique aqui para ler!

Vinho e cerveja na Hora de Baco

Trago hoje mais uma edição do programa português A Hora de Baco, da RTP. O tema é a produção de vinho pela Unicer, uma empresa tradicionalmente produtora de cerveja que se propôs, há alguns anos, a produzir vinho. Veja!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vinho mastigável ?!?!

Pois é! A notícia é do El País. A Solid é uma cava (espumante espanhol) que possui uma característica inusitada: é, como o próprio nome sugere, sólida.

A "mágica" é obtida com a utilização de um espessante chamado xantana, que é adicionado à cava e, depois de 6 meses de maturação, "solidifica" a bebida. A xantana não modifica as características da bebida. Assim, é possível sentir os aromas, sabores e até mesmo o gás carbônico ao "mastigar" a cava.

A Solid está sendo comercializada na Espanha em embalagens de 370ml. O preço? 14,50 euros.

O que vinho tem a ver com pedicure?

Pelo menos para o pessoal do Kohler Waters Spa, nos EUA, tem tudo a ver. Até creme esfoliante a base de chardonnay eles usam. Ah, sim! Você também pode provar vinho durante a sessão.

Veja só: