terça-feira, 31 de março de 2009

O melhor do turismo vinícola na Toscana

Assista ao belo vídeo que mostra os premiados no "Best of Wine Tourism 2009" na Toscana:

Pela primeira vez, dinamarqueses compram mais vinho chileno do que francês

Em 2008, as exportações francesas de vinho para a Dinamarca caíram de 19,6% para 15,2%. No mesmo período, a participação chilena nesse mercado subiu de 14% para 15,9%.

Para Ole Paustian, representante da Organização de Vinho e Espirituosos da Dinamarca, os vinhos chilenos e autraliananos agradam mais aos dinamarqueses, por serem mais leves, suaves e frutados do que os franceses.

A mudança também é atribuída à rigidez das normas francesas, que, em algumas regiões, não permitem que os vinhos sejam embalados em bag-in-box, cada vez mais popular. Semelhante problema ocorre em relação à relutância em utilizar tampas de rosca.

Outros países europeus, como a Espanha, estão perdendo participação no mercado dinamarquês.

Fonte: Politiken - Foto: Nicolas Solga

domingo, 29 de março de 2009

Polêmica sobre a escolha do "Top 10" de vinhos portugueses

Concursos que elegem "melhores vinhos" costumam ser objeto de polêmica e contestação. E com a Essência do Vinho 2009, um dos principais eventos ligados ao vinho em Portugal, não foi diferente.

João Paulo Martins, do jornal português Expresso, teceu duras críticas ao concurso, que colocou o Scala Coeli 2006 (foto), da Fundação Eugenio de Almeida, como primeiro colocado entre os tintos no "Top 10" de vinhos portugueses. Segundo Martins, "a pretensão de eleger os 10 melhores vinhos portugueses não pode ser levada a sério se os vinhos eleitos saíram, segundo informação da organização do evento, de um lote de apenas 10 brancos, 27 tintos e 5 Vinhos do Porto.".

"Será que algum júri alguma vez foi contactado para eleger os 10 melhores vinhos franceses? ou italianos? Claro que não e não será por acaso: a pretensão é tão desajustada que ninguém se atreve a pensar nisso. Aqueles eram os 10 melhores dos que estavam a concurso na Essência, nada mais.", alfineta Martins.

Especificamente em relação ao Scala Coeli, sentencia: "É o melhor tinto português? Vencedor pode ser, o melhor tinto português nem pensar, nem sequer no âmbito do portefólio da Fundação, onde encontramos um dos ícones portugueses, o Pêra-Manca. A mesma questão se aplica quer ao branco quer ao Vinho do Porto. Não é a competência de prova do júri que está em causa é a organização e quem patrocina. Não parece que se tenha feito um trabalho profissional."

Qual a sua opinião???

Veja o "Top 10":

Vinho branco:
Alvarinho Soalheiro 2007 (Vinho Verde)

Vinho tinto:
1.º Scala Coeli 2006 (Alentejo)
2.º Vinhas da Ira 2006 (Alentejo)
3.º Qta. Vale D. Maria 2006 (Douro)
4.º Qta. das Tecedeiras Reserva 2006 (Douro)
5.º Quanta Terra 2006 (Douro)
6.º Herdade dos Grous Reserva 2006 (Alentejo)
7.º CV 2006 (Douro)

Vinho do Porto:
1.º Qta. do Vesúvio vintage 2006
2.º Dow's Qta. Senhora da Ribeira vintage 2006

Fonte/Foto: Expresso

sábado, 28 de março de 2009

Essência do vinho na Hora de Baco

Mais um episódio da Hora de Baco, que foi ao ar no último dia 22. Agora, com um vinho do porto centenário, uma vinícola alentejana (Adega Figueirinha) e o grand finale: A Essência do Vinho 2009. Veja!


sexta-feira, 27 de março de 2009

O que faz um escanção?

Você se lembra, no fim do ano passado, quando fiz um postagem sobre o programa de TV português "A Hora de Baco", da RTP?

Pois é! Aqui temos mais um programa, que foi ao ar no último dia 15. Uma visita à vinícola Quinta da Alorna, a um vinhedo centenário e a um restaurante em que se mostra as atribuições de um escanção. Se você achou "escanção" estranho, não se preocupe. É o que nós chamamos de sommelier.

Veja! (pela extensão do arquivo, salvo se você tiver uma conexão extremamente rápida, carregue antes de assistir):


quinta-feira, 26 de março de 2009

The London International Wine Fair

Se você estiver na terra da Rainha em meados de maio próximo, já tem um programa interessante: The London International Wine Fair. Serão mais de 20.000 rótulos, sendo 10.000 de pequenos produtores.

Você se interessou? Para mais detalhes, clique aqui.

Pegue o vinho "voando"!!!

Em meio à crise nos EUA, uma churrascaria brasileira em Chicago, a Texas de Brazil, encontrou um modo diferente para atrair clientela: as atendentes acessam os vinhos da adega (na verdade, uma imensa parede de vinhos) suspensas em trapézios móveis. A notícia é do New York Times!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Wine Wipes


A gente vê cada coisa...

Wine Wipes: são pequenos lenços, com substâncias especiais, que prometem remover as manchas de vinho tinto de lábios e dentes.

Veja o inusitado comercial do produto:




Foto/Fonte: Epicurious

terça-feira, 24 de março de 2009

Vinho tinto aumenta libido das mulheres, dizem pesquisadores

Os pesquisadores do Hospital Santa Maria Nuova, em Florença, na Itália, descobriram que uma ou duas taças de vinho tinto aumentam o desejo sexual feminino.

A pesquisa foi feita com 789 italianas, com idade entre 18 e 50 anos.

Beber vinho tinto não só diminui inibições como também tem efeito direto na atividade sexual. Mulheres que beberam uma ou duas taças de vinho mostraram-se sexualmente mais ativas do que as abstêmias.

Chocolate amargo, que é rico em antioxidantes, tem um efeito positivo semelhante sobre a libido feminina.

Fonte: Decanter - Foto: egroj

domingo, 22 de março de 2009

Vinho ribatejano "Yes We Can"

Todo mundo está querendo pegar "carona" no fenômeno da eleição de Barack Obama. Agora é a vez da vinícola Herdade de Cadouços, que produz o vinho tinto "Yes We Can Reserve 2007", que estagia em barricas de carvalho americano ao som de cantos gregorianos! O vinho, produzido exclusivamente para exportação, já conta com 15.000 unidades, encomendados a partir dos EUA (principalmente de Chicago), Angola e Brasil.

Segundo a proprietária Ana Cristina Ventura(foto), a principal característica do produção reside no fato de não haver qualquer manipulação química, com uma "filosofia de preservação exclusiva dos aromas naturais". São utilizadas apenas rolhas de cortiça natural proveniente de agricultura em modo biológico. Os rótulos são elaborados em papel ecológico e tintas vegetais.
Fonte/Foto: TVI24

Sideways refilmado em versão japonesa

Dois colegas de faculdade. Um é ator decadente. O outro, um escritor que nunca publicou um livro e que dá aulas. O ator está prestes a se casar. Então, eles resolvem viajar visitando vinícolas no Nappa Valley. Parece familiar? Pois é... o enredo é o mesmo do filme Sideways, que foi indicado ao Oscar de melhor filme em 2005 e de melhor roteiro adaptado, tendo levado este último prêmio. Só que, agora, os atores são japoneses.

A refilmagem nipônica aproveita o momento em que as vendas de vinho crescem no Japão, graças ao mangá (uma espécie de revista em quadrinhos) "Kami no Shizuku" (gotas de Deus, numa tradução livre). Na revista, o protagonista busca os melhores vinhos do mundo. Veja uma matéria completa sobre esse mangá no site do amigo João Filipe Clemente.

Por enquanto, não há novo nome para a versão japonesa, tem pequenas "adaptações culturais". A refilmagem custou bem menos que a original. Foram 3 milhões de dólares, contra 17 milhões da feita em 2005.

Refilmar filmes em outros idiomas, visando outros mercados, não é novidade. Já na década de 1930, o filme Drácula teve versões em francês, alemão, italiano e espanhol, além do inglês. O filme "O casamento do meu melhor amigo", mais recentemente, ganhou versão japonesa, "Mere Yaar Ki Shaadi Hai.".
Fonte/foto: Herald Tribune

sábado, 21 de março de 2009

Você gosta de vinho e de chocolate?

Então vai ficar com água na boca....

Já imaginou um chocolate que leve Amarone della Valpolicella em sua composição? Veja só:


A chocolateria italiana Conca D'Oro, que fica na Toscana, é a responsável por esta e por outras preciosidades. O vídeo abaixo mostra um pouco dessas maravilhas:

sexta-feira, 20 de março de 2009

Wine Wand - "aerador" instantâneo de vinhos

O Wine Wand promete acelerar monstruosamente a aeração do vinho. Em 5 minutos (ou menos), colocando a "varinha mágica" em contato com o vinho, você tem o mesmo efeito de 2 horas de aeração. De acordo com o produtor, esse "verdadeiro milagre" acontece pela replicação de frequências do ar e do oxigênio e sua infusão no vinho. A versão "clássica" custa, nos EUA, a "bagatela" de 425 dólares:
Se você preferir a versão para viagem, vai pagar "só" 325 dólares:


Será que funciona??? Tenho cá minhas dúvidas. Em todo caso, veja esse trecho de um programa de TV (Deco Drive):

Foto/fonte: Philip Stein

quinta-feira, 19 de março de 2009

Corked! Mais um filme sobre o vinho? Sim, mas bem diferente!!!

Os filmes envolvendo o vinho estão se proliferando. Depois de Sideways, Bottle Shock e Merlove, Corked! tem como seu foco o mundo do vinho. No entanto, o filme é, ao mesmo tempo, uma crítica e uma sátira a esse mundo. A estréia deve ocorrer em abril, nos EUA. Pelo trailler pode-se ter uma idéia do que virá:

quarta-feira, 18 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

Expovinis Brasil 2009


Recebi, há algumas horas, informações acerca da Expovinis 2009. Confira a íntegra:
Com mais de 250 empresas do Brasil e exterior, Expovinis Brasil 2009 concretiza bom momento do vinho no País
Além de contar com a participação das principais vinícolas nacionais, evento confirma importantes presenças internacionais como o Pavilhão Francês organizado pela Embaixada da França que vem com uma delegação de 28 empresas de regiões como Bordeaux, Bourgogne e Champagne.

Apesar da crise mundial, o setor vitivinícola continua em expansão no Brasil. Os rótulos importados estão entre os preferidos, mas a produção de vinhos e espumantes nacionais vem apresentando bons resultados beneficiada pela melhoria da qualidade, reconhecida em concursos internacionais e pela alta do dólar.

Além de promover investimentos no mercado nacional, fomentar a exportação, importação e geração de renda e empregos, o Expovinis Brasil – maior encontro de winebusiness da América Latina – se tornou foco estratégico de grandes players deste setor, criando efetivas oportunidades de novos negócios aos seus expositores, apresentando aos visitantes as principais novidades do setor.

Promovida pela Exponor Brasil, uma das principais empresas organizadoras de eventos do País, a 13ª edição do Expovinis Brasil ocorre pelo segundo ano consecutivo no Transamerica Expo Center entre os dias 05 e 07 de maio de 2009.
Com participações internacionais cada vez mais expressivas, o evento recebe a participação francesa organizada pela Embaixada da França que traz uma delegação de 28 empresas de regiões como Bordeaux, Bourgogne e Champagne.

Além da França, o Expovinis Brasil atraiu ainda o interesse de importantes investidores estrangeiros como os grupos de vinícolas da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wurttemberg), que participa pela primeira vez do evento, da Espanha (região de Castilla La Mancha) e dos EUA (representados pela A & M International Wine & Spirits) ao lado dos já tradicionais grupos Pro Mendoza (Argentina) e Vins de Provence (França), e de produtores vindos da Itália, Portugal e África do Sul.

Este ano o Expovinis Brasil recebe também uma das maiores empresas mundiais do setor – a chilena Concha y Toro – que pela primeira vez prestigiará o evento participando como expositora direta.

“A cada edição o Expovinis Brasil se firma não só como o elo entre produtores e seus canais de distribuição, mas também como o principal precursor de importantes negociações com países internacionais", ressalta Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor Brasil.

Com um dos maiores stands do evento, o IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho - reúne produtores brasileiros no Expovinis Brasil para mostrar a força do trabalho que vem desenvolvendo e seus bons vinhos. Em paralelo estarão o Acavitis - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude - Sebrae SC e alguns grandes nomes do vinho nacional como Miolo, Salton, Lídio Carraro e Casa Valduga, entre outros grupos menores que vêm ganhando notoriedade a cada edição.

O evento conta com mais de 250 vinícolas confirmadas, incluindo também importadoras consagradas como Cantu, Costazzurra, Decanter, Interfood, KMM Vinhos, Magna Import, Malbec, Vinea Store e Zahil, entre outras.

E, repetindo a fórmula de sucesso das últimas edições, o público poderá ainda conhecer as principais novidades e lançamentos apresentados pela Brasil Cachaça e Epicure, feiras dedicadas a mais brasileira das bebidas e ao charuto e presentes finos, respectivamente, que ocorrem paralelamente ao Expovinis Brasil.

O Expovinis Brasil 2008 recebeu mais de 15.000 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer rótulos dos quatro cantos do mundo, apresentados por mais de 260 expositores.
Os interessados podem obter mais informações no endereço www.expovinisbrasil.com.br. No site o visitante também pode realizar a pré-inscrição e saber mais sobre as degustações e outras atividades paralelas disponíveis.

SERVIÇO

Expovinis Brasil 2009
Salão Internacional do Vinho
05 a 07 de maio de 2009

Transamerica Expo Center – Santo Amaro – São Paulo


Informações e credenciamento visitantes: http://www.expovinisbrasil.com.br/
e-mail expovinisbrasil@exponor.com.br ou na Exponor Brasil tel. (11) 3141.9444

NOVIDADE: Aqueles que efetuarem o credenciamento antecipado pelo site concorrerão a uma Adega climatizada .

Horário: das 14h às 19h para profissionais do setor. Das 19h às 22h para profissionais e consumidor final.

O primeiro dia de evento será reservado exclusivamente para profissionais do setor.
Ingressos (Consumidor Final): R$ 40,00 incluindo taça para degustação ou R$ 30,00 sem taça.
Estudantes de Hotelaria, Nutrição, Gastronomia, Enologia e Turismo pagam R$ 15,00 não inclui taça (necessário apresentar identidade e comprovante do curso que não seja carteirinha de estudante).

Entrada franca para profissionais do setor (necessário apresentar identidade ou CPF e comprovante profissional). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.


Mais informações para a imprensa:
Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Cida Torres – cida.torres@ch2a.com.br
CH2A Comunicação Tel. (11) 3253.7052 Cel. (11) 9239.0569
Assessoria de imprensa Eventos Textos & Conteúdo

domingo, 15 de março de 2009

Selo fiscal no vinho... grego!

Outro dia abri uma garrafa de um vinho grego, produzido pela vinícola Boutari, na região de Naoussa. A casta é a autóctone Xinomavro. A safra é 2004. Ele já passou do seu auge, mas ainda está vivo. Eu não arriscaria guardar por muito tempo.

Ao ver o selo fiscal nesse vinho, lembrei-me da polêmica relativa ao selo fiscal para os vinhos aqui no Brasil. Dê uma olhada na foto abaixo, pois, infelizmente, ela pode se tornar uma rotina, em breve...

sábado, 14 de março de 2009

Você está planejando uma adega para sua casa?

Então veja a impressionante adega de David Niederauer. Destaque para coleção de exemplares do Chateau d`Yquem. Note a diferença de cor entre as diferentes safras.

E Niederauer ainda faz o seguinte comentário: não é necessária uma ocasião especial para beber um grande vinho. É o grande vinho que torna a ocasião especial!

Veja!!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Um decanter diferente...

A gente vê cada coisa...

A empresa Corked Bat Collection, dos EUA, criou um decanter que é, no mínimo, inusitado! Ele tem o formato de um taco de baseball. Veja só:



A capacidade é de 750ml, a mesma da maioria das garrafas de vinho. Segundo os fabricantes, ele ainda pode servir como objeto de decoração:

Há até um vídeo demonstrando o uso do produto:




Gosto é gosto... mas vejo um problema de ordem técnica: esse formato não permite o contato do vinho com o ar, uma das principais finalidades do decanter.

Fonte/Fotos: Corked Bat Collection

quinta-feira, 12 de março de 2009

KALORIC WINE COOLER - Um climatizador de vinhos com direito a dispositivo sem fio

Este é o Kalorik Wine Cooler. À primeira vista, não parece ter nada de diferente. Mas há alguns detalhes interessantes.

Além de proporcionar diferentes temperaturas para cada um dos vinhos nele inseridos, o produto traz um diferencial: 2 dispositivos sem fio, que são colocados diretamente nas garrafas depois de abertas, entrando em contato diretamente com o vinho e enviando os dados de temperatura para o display LCD. Assim, você tem a temperatura exata do vinho em si e não da garrafa, como acontece normalmente.

E o mais bacana é que você pode tirar as garrafas do Cooler, colocando-as sobre a mesa de jantar, por exemplo, e manter os dispositivos. Assim que a temperatura ficar inadequada, a máquina vai avisar que é hora de voltar as garrafas ao Cooler para reestabelecer a temperatura. O preço? 200 dólares, nos EUA.

Fonte/Foto: DVICE

"Message in a bottle": Sting produz vinho na Toscana

O astro Sting, de 57 anos, cujo verdadeiro nome é Gordon Sumner, famoso por sucessos como "Roxxane" e "Every Breath You Take" com o The Police, deve lançar, em breve seus vinhos produzidos na Toscana, região de Chianti. O cantor pretende "defender a agricultura e a biodiversidade da Toscana". Parte dos recursos obtidos com a venda dos vinhos serão destinados a entidades ambientais. Além disso, ele afirma que sua produção é natural, sem pesticidas.

"Desde janeiro, rodei meio mundo. Quando volto pra cá, encho os pulmões e digo pra mim mesmo: estou em casa", disse o cantor.

Ele vai lançar um Chianti DOC e um Toscano produzido com a uva sangiovese. A primeira safra dos vinhos, cujos nomes ainda são mantidos em segredo, será a de 2007. A previsão é de que cheguem ao mercado em setembro. Sting já comercializa mel e azeite de oliva produzidos na propriedade na Toscana, "Il Palagio Sumner Family".

Fonte: Times Online Foto: Elvire.R

quarta-feira, 11 de março de 2009

Aberta garrafa de champagne mais antiga do mundo

Foi em Epernay, na região francesa de Champagne. Juntamente com outras 19 safras históricas, 12 privilegiados especilistas (entre eles o crítico Michel Bettane) puderam provar uma garrafa do champagne Perrier-Jouet 1825, considerada pelo Guiness Book of Records a remanescente mais antiga do mundo.

Também foram degustadas as seguintes safras: 1846, 1858, 1874, 1892, 1906, 1911, 1928, 1952, 1955, 1959, 1964, 1971, 1975, 1976, 1982, 1985, 1995, 1996 e 2002.

Fonte: Sun Herald - Foto: Perrier-Jouet

segunda-feira, 9 de março de 2009

"Mini-barrica": uma embalagem criativa!!!

Se você não gosta do aspecto das "Bag-in-Box", mas quer uma embalagem maior e econômica, esta é a sua Opção. Trata-se do lançamento da vinícola "Red Truck", de Sonoma, na Califórnia. A embalagem plástica diferente tem capacidade para 3 litros. O primeiro vinho a sair, da safra 2007, é um corte de Syrah, Petite Sirah, Cabernet Franc e Merlot.
Fonte/Foto: BusinessWire

domingo, 8 de março de 2009

"Vinho branco é vinho de mulher..."

Ouvi, diversas vezes, bobagens como essa...

Muitas pessoas, que, no mais das vezes, só conhecem vinhos tintos, repetem esse verdadeiro absurdo. Claro que cada um pode ter seu gosto. Mas, em boa parte dos casos, o vinho branco sofre um grande preconceito. E as mulheres também! É uma imensa defaçatez imaginar que mulheres só gostem de vinhos leves.

E não estou trazendo este assunto à baila sem motivo. Hoje, 8 de março, é o dia internacional da mulher!!! Como uma forma de homenagear todas as leitoras deste blog, trago um belo artigo da Jancis Robinson, que, na minha opinião, é autora do melhor e mais denso livro sobre vinhos, o Oxford Companion to Wine. Clique na foto da Jancis para ler o artigo (em português) publicado na Blue Wine, que trata justamente dos vinhos brancos. Vale a leitura!

Foto: Divulgação

Comerciantes ameaçam boicotar grandes chateaux bordaleses

As primeiras impressões sobre os vinhos da safra 2008, em Bordeaux, levam a crer que serão de boa qualidade.

No entanto, os comerciantes de vinho na mais afamada região de vinhos não estão nada satisfeitos. Eles ameaçam promover um boicote em relação aos vinhos dos grandes produtores locais. Os comerciantes querem que os preços "en premieur" (modalidade em que se comercializa os vinhos anos antecipadamente, quando eles ainda estão em processo de produção) diminuam. Mas os grandes chateaux se recusam a reduzir seus preços da atual média de €300 para €100. Com a crise, se o preço não baixar, não será possível vender esses vinhos, alegam os vendedores.

O "inchaço" no preço dos vinhos bordaleses mais famosos notabilizou-se com a safra de 2005, considerada uma das melhores dos últimos anos. O preço do Château Cheval Blanc chegou a €622 , o do Château Margaux a €540 e do Château Haut-Brion a €472. Mesmo com safras medianas em 2006 e 2007, os preços permaneceram altos.

O que espanta é que, em 2002, a média era de €95. Veja a assustadora evolução dos preços "en primeur":

Château Haut Brion 2002, €95. 2003, €192. 2004, €141. 2005, €472. 2006, €450. 2007, €318.

Château Mouton Rothschild 2002, €95. 2003, €192. 2004, €145. 2005, €480. 2006, €450. 2007, €318.

Château Cheval Blanc 2002, €170. 2003, €253. 2004, €190. 2005, €622. 2006, €622. 2007, €466.
Fonte/Foto: ElMundoVino

Barca Velha 2000 eleito o melhor vinho na Essência do Vinho


Foram divulgados os vencedores da Essência do Vinho 2009, realizada na cidade do Porto. Hoje é o último dia do evento.

O destaque especial foi para o Barca Velha 2000, que ganhou o prêmio de melhor vinho do ano. Também houve outras premiações. Jorge Roquette, produtor duriense da Quinta do Crasto, foi considerado a "Personalidade do Ano”. Já a empresa "José Maria da Fonseca" foi nominada como o “Produtor do Ano”; Jorge Serôdio Borges foi eleito o “Enólogo do Ano”. O título de “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos” ficou com o restaurante Arcadas (Quinta das Lágrimas, Coimbra). Já o chefe austríaco Siegfried Danler Heinemann, do restaurante algarvio Amadeus (uma estrela Michelin), ganho o título de “Chefe de Cozinha do Ano”.

A prova de vinhos "TOP 10 dos Vinhos Portugueses”, que considerou vinhos brancos de 2007 e tintos e do porto de 2006, teve o Soalheiro Alvarinho 2007, produzido na região dos Vinhos Verdes por António Esteves Ferreira, como o “Melhor Vinho Branco”. Entre os tintos, venceu Scala Coeli 2006, produzido no Alentejo pela Fundação Eugénio de Almeida. o Quinta do Vesúvio Vintage, da Symington Family States, ficou em primeiro lugar entre os vinhos do porto.

Fonte: Lusonwine - Foto: Essência do Vinho

Argentina corta pela metade impostos para a exportação de vinho

Em meio a tantas notícias ruins para quem bebe vinhos importados (dólar altíssimo, selos fiscais, etc.), um oásis: a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner anunciou, ontem, em Mendoza, o corte de 50% dos impostos para a exportação de vinho.

Ela também anunciou 50 milhões de dólares para o financiamento de pequenas e médias empresas. Além disso, serão gastos 1,2 milhão de pesos na promoção dos vinhos argentinos no exterior.

Falando a empresários e trabalhadores numa vinícola em Luján de Cuyo, Cristina afirmou: "Em momentos de sérias dificuldades como o que estamos vivendo, nós estamos focados nos pequenos e médios agricultores, que possuem menos de 20 hectares, de modo que possamos integrá-los à cadeia de valor da produção vinícola".

Fonte: Buenos Aires Herald Foto: longhorndave

sábado, 7 de março de 2009

Pittsburgh Wine Festival

De 25 a 30 de abril, ocorrerá, nos EUA, o Pittsburgh Wine Festival. Serão mais de uma centena de produtores e centenas de vinhos para se provar. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi a peça publicitária. Nem tudo é aquilo que parece inicialmente:

Treinando garçons cuja religião não permite beber vinho

Determinadas religiões não permitem que seus seguidores bebam vinho ou qualquer outra bebida alcoólica.


No Cairo, uma empresa fez um treinamento específico para garçons com essas características. Em suma, ele recebem noções sobre o serviço do vinho sem sequer provar a bebida. Clique aqui e assista a matéria (em português) da AFP.


Fonte: AFP - Foto: Rick

sexta-feira, 6 de março de 2009

American Wine Blog Awards

Saiu a relação dos blogs premiados no American Wine Blog Awards 2009, em que foram eleitos os melhores blogs americanos relacionados ao vinho. São eles:

Melhor texto:
VINOGRAPHY

Melhores gráficos ou apresentação:
THE GOOD GRAPE

Melhor blog sobre um assunto específico:
LENNDEVOURS

Melhor blog sobre negócios:
THE WINE COLLECTOR

Melhor blog de vinícola:
MICHEL-SCHLUMBERGER'S "BENCHLAND BLOG"

Melhor análise de vinhos:
BIGGER THAN YOUR HEAD

Melhor blog:
VINOGRAPHY


Fonte: Virtualization

Zinfandel - Vinhedo de 1869

Assista a esse vídeo, que conta a história desse vinhedo centenário, o mais antigo plantio de Zinfandel documentado nos EUA:

quinta-feira, 5 de março de 2009

União Européia permitirá mistura de vinhos brancos e tintos na produção de rosados

A prática de se misturar vinhos brancos e tintos para a obtenção de vinho rosado é, atualmente, proibida na União Européia (UE). Mas isso deve mudar, em breve. A norma permissiva foi submetida à Organização Mundial do Comércio e, findos os trâmites na entidade, será ratificada pela UE.

Mas os países ainda poderão manter a restrição aos produtores de vinho com denominação de origem ou indicação geográfica protegida.

Outra práticas enológicas, hoje permitidas pela OIV, mas ainda vedadas pela UE, como a desalcoolização parcial do vinho, também poderão vir a ser admitidas.

Na França, a associação de produtores de vinho classificou a medida como "aberração", pois temem que, na prática, os consumidores confundam o verdadeiro vinho rosado com aqueles oriundos da adição de "gotas" de vinho tinto em vinho branco.

Fonte: ElMundoVino/Foto: jenny downing

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vinhedo "Hi-Tech"

A vinícola Ovid, do Nappa Valey, em St. Helena, na Califórnia, está utilizando uma rede sem fio de sensores para fazer uma "sintonia fina" na irrigação de seus vinhedos.

Essa tecnologia monitora, com riqueza de detalhes, a situação hídrica das vinhas. Os sensores medem a perda de água das plantas e enviam esses dados, pela rede sem fio, até um computador onde são conjugados com outras informações como temperatura, humidade, velocidade do vento e nível de radiação solar. Com base nisso, o sistema cria um "perfil de estresse" para as vinhas, permitindo aos produtores tomar desisões rápidas e precisas sobre o volume e o tempo da irrigação.

Segundo Austin Peterson, da Ovid, a técnica já mostra seus resultados. Nos tanques de fermentação, nota-se a melhora da fruta, em termos de qualidade, peso e intensidade aromática.

Fonte: NetworkWorld

Corticeira Amorim e Essência do Vinho juntas para a reciclagem de rolhas

Devem ser recolhidas cerca 20.000 rolhas de cortiça num dos principais eventos ligados ao vinho em Portugual, o Essência do Vinho, que está em sua nona edição e ocorre a partir de amanhã, na cidade do Porto.


A idéia é reciclar as rolhas empregando-as em finalidades não alimentares em que se utiliza a cortiça, propiciando a diminuição de emissões de carbono, divulgando a sustentabilidade do sobreiro e arrecadando fundos para programas que dão apoio à conservação e recuperação de florestas nativas.


Fonte: LusoWine - Foto: Dominic Alves

terça-feira, 3 de março de 2009

3 aplicativos "vinícolas" para o seu celular!!!

O site português INFOVINI traz muita coisa bacana sobre os vinhos portugueses e suas castas. Além disso, eles disponibilizam, de forma gratuita, 3 aplicativos para telefones celulares (compatível com a maioria dos aparelhos):


- Pesquisa de Vinhos: com esse programa (em Java), você faz buscas na base de dados do site. Portanto, requer acesso à internet.


- Rotas do Vinho: fornece diversas informações sobre os roteiros vinícolas portugueses. Parte do conteúdo é off-line. Mas, para ver todos os detalhes, também é preciso acessar a internet.


- Uma Ocasião, Um vinho: um guia de harmonização, sempre com vinhos portugueses. Boa parte parte do conteúdo off-line, com indicação do tipo de vinho e da casta. Mas a indicação dos rótulos em específico pede acesso on-line.


Fonte: Agroportal

Toscana - Segunda Parte

Como eu já disse em oportunidades anteriores e se constata no meu perfil, publico uma coluna homônima deste blog (na verdade, é o blog que emprestou o nome da coluna), mensalmente, no CirculandoAqui.com.br, de Cambará(PR) e no Comércio do Jahu, de Jaú(SP).

Leia a coluna deste mês, com a segunda parte sobre minha passagem pela Toscana, clicando aqui.


Na foto, o sistema interativo da Enoteca Italiana, em Siena.


Boa leitura!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Conserve seus vinhos abertos com gás argônio!!!


Uma dúvida comum entre aqueles que começam a beber vinho é como preservar o vinho aberto. O aumento sensível do teor alcoólico médio dos vinhos dá ainda mais importância a esse tipo de questão (não é raro ver vinhos com 14 graus de álcool).

São diversas as soluções apresentadas, mas nunca vi uma que pareça ter um fundamento científico tão convincente quanto ao do VineyardFresh. A idéia é simples e, ao mesmo tempo, engenhosa: aplica-se gás argônio na garrafa de vinho. Como esse gás é mais pesado que o oxigênio e (obviamente) mais leve que o vinho, ele impede que o oxigênio entre em contato com o vinho, cessando os efeitos da oxidação, responsável pela deterioração do vinho depois de aberto.

Eis um vídeo que explica o funcionamento do produto:



Nos EUA, custa 24,95 dólares um kit com 2 tubos, cada um deles com capacidade para preservar 50 garrafas.

Fonte: Epicurious