terça-feira, 30 de setembro de 2008

Jancis Robinson

Ela é, sem sombra de dúvida, uma das mais respeitadas autoridades do mundo do vinho. A britânica Jancis Robinson foi a primeira pessoa de fora do negócio vinícola a receber o título de Master of Wine, em 1984.

Posso dizer, com segurança, que o livro mais completo sobre vinhos a que já tive acesso é de sua autoria: a terceira edição do Oxford Companion to Wine. Um dicionário enciclopédico que, além de tudo, possui fotos e ilustrações belíssimas e extramente úteis.

Mas o que leva a falar sobre a brilhante wine writer foi ter lido um ótimo artigo seu a respeito da água e o vinho. Vale a pena lê-lo. E o melhor: este é em português, para a revista BlueWine.

Clique aqui para ler o artigo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Porto com gorgonzola!!!

Boa parte das perguntas que meus amigos me fazem sobre vinho dizem respeito à harmonização entre vinho e comida. Uma combinação clássica - e que recomendo - é a de vinho do porto com queijo gorgonzola. A harmonização se dá pelo contraste entre o doce do vinho e o salgado do queijo, ambos bem acentuados.

Surpreenda seus convidados com essa ótima opção para a sobremesa!

Experimente!!! Deixe seu comentário!!!

domingo, 28 de setembro de 2008

Vídeo sobre o "Vinho dos Mortos"

Em julho, fiz uma postagem sobre o Vinho dos Mortos. Agora encontrei uma reportagem, da TV portuguesa SIC, sobre o mesmo assunto.

Veja:

Os vinhos de Paul Newman

Ontem, dia 27, o mundo perdeu Paul Newman, conforme amplamente divulgado pela imprensa.

O que nem todo mundo sabe é que Newman também tinha sua linha de vinhos, um dos 150 produtos da Newman´s Own. Parte dos recursos obtidos com a venda dos produtos vai para a caridade. Ao longo de 26 anos, Newman e a Fundação Newman´s Own doaram 250 milhões de dólares.

sábado, 27 de setembro de 2008

Como abrir uma garrafa de vinho...

Eis um comercial de TV que envolve a abertura de uma garrafa de vinho...

Mas, cuidado!!! O comercial é impróprio para menores e politicamente incorreto!!! É por sua conta e risco!!!

Hilário!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Olimpíadas" do Vinho

Como eu já disse em oportunidades anteriores e se constata no meu perfil, publico uma coluna homônima deste blog, mensalmente, no CirculandoAqui.com, de Cambará(PR) e no Comércio do Jahu, de Jaú(SP).

Leia a coluna deste mês, cujo título é "Olimpíadas" do Vinho, clicando aqui.

Boa leitura!!! Deixe seu comentário!!!

Foto: Thomas Kriese

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Oz Clarke diz que Bordeaux deveria ser replantada com uvas brancas

O famoso crítico britânico de vinhos Oz Clarke disse que 50% de Bordeaux deveria ser replantada com variedades brancas e rosadas. “Em Bordeaux e Bordeaux Supérieur, pelo menos 50% deveriam se concentrar nos brancos e nos rosados.", disse Clarke no lançamento da versão francesa de seu livro, Guia de Bordeaux.

Segundo Clarke, muitas pessoas estão tentando fazer vinhos tintos e houve uma tendência de se ter vinhos muito alcoólicos e com muito carvalho em linhas médias a simples de vinhos. "Eles estão tentando fazer algo que eles não podem. Se o terroir não é tão bom, eles deveriam fazer vinhos brancos e rosados, que são viáveis em toda Bordeaux.", argumenta. As vantagens, particularmente em relação aos rosados, é que eles custam menos e os produtores têm seu dinheiro em 3 meses, explicou o britânico. Ele também alertou para o movimento que há contra os vinhos muito alcoólicos, apesar do aquecimento global e da força dos críticos especializados, que têm aumentado a produção de vinhos desse tipo.

“Há 50 anos, Bordeaux era majoritariamente branca.”, completou.

Fonte: Wine Business International

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Os Sopranos

Já viu a série "Os Sopranos"? Ela é exibida pela HBO e inspirou uma linha de vinhos italianos.

Para ver os detalhes, clique na imagem!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Componentes do vinho podem proteger contra radiação

Um antioxidante natural, comumente encontrado no vinho tinto, pode proteger da exposição à radiação, dizem pesquisadores dos Estados Unidos.

Testes em ratos mostaram que o resveratrol, quando alterado com um composto químico chamado acetil, pode prevenir alguns danos causados paela radiação, disseram os pesquisadores no encontro da American Society for Therapeutic Radiology and Oncology, realizado em Boston.

Drogas desse tipo podem ser utilizadas em emergências radiológicas ou nucleares de grande escala, disse Dr. Joel Greenberger, um oncologista da Universidade Johns Hopkins em Baltimore. "Atualmente, não há, no mercado, drogas que protegem ou anulam a exposição à radiação. Nosso objetivo é desenvolver tratamentos para o público em geral que sejam efetivos e não-tóxicos.", complementou Greenberger.
Fonte/Foto: Reuters

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Roshambo Winery

Roshambo Winery é uma vinícola californiana que possui uma linha publicitária inusitada. Ela tem como slogan "Expect the unexpected", "Espere o inesperado".

Veja esse comercial de gosto, no mínimo, duvidoso:

Viña Errazuriz lança vinhos com garrafas mais leves

A vinícola Viña Errazuriz, do Chile, a exemplo da Viña Carmen, vai utilizar garrafas de vidro mais leves em sua linha "Estate", que conta, entre os tintos, com as variedades Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot, Sangiovese, Shiraz e Pinot Noir, sendo que esta última só terá suas garrafas trocadas no fim do ano.

As garrafas, desenhadas para mercado global, são 12,4% mais leves e fazem parte do foco da companhia em uma produção de vinhos "sutentável e ambientalmente consciente".

"Há muitas razões pelas quais nós escolhemos usar garrafas mais leves em nossos vinhos, mas a mais importante para nós são as implicações ambientais." disse Carlos de Carlos, diretor comercial da vinícola. "Nós reduzimos o peso por garrafa e isso diminuirá a energia utilizada na sua produção e transporte, ajudando a reduzir a poluição."

domingo, 21 de setembro de 2008

Vinho, cerveja e café em excesso podem dimimuir contagem de esperma

Beber com moderação não costuma trazer problemas, mas beber cerveja, vinho e mesmo café demais pode diminuir a contagem de esperma, revela um estudo britânico.

Pesquisadores constataram que vinho tinto, cerveja e bebidas cefeinadas, como café, contém altos níveis de estrogênio - hormônio relacionado com a fertilidade masculina. E o que chama a atenção no estudo é que, se as bebidas forem acompanhadas de amendoim torrado, podem causar mais dano, uma vez que ele possui um alto nível de fitoestrogênio.

Fonte: Zee News - Foto: SantaRosa OLD SKOOL

Por falar no Felipão...

Veja só o que o Felipão cogita fazer nesse comercial de TV, de Portugal:

sábado, 20 de setembro de 2008

Felipão vai tomar vinho com Alex Ferguson

Na Inglaterra, tem sido uma tradição os técnicos de futebol fazerem um brinde logo após o fim dos jogos.

E com Luiz Felipe Scolari, técnico do Chelsea e em sua primeira temporada no país bretão, não vai ser diferente. O jogo de amanhã será contra o Manchester United, do técnico Alex Ferguson.
"Depois do jogo, nós vamos beber um pouco de vinho. Eu sei que ele não bebe vinho português porque ele não bebia com Mourinho", disse Felipão. "Eu não tenho nenhum vinho brasileiro comigo, então talvez seja um vinho francês ou sul-africano. Depois disso, Sir Alex ficará feliz.", completou o ex-técnico das seleções do Brasil e de Portugal.

Fonte/Foto: Goal.com

Vinhos "funcionais"

Os chamados "vinhos funcionais" têm níveis superiores de antioxidantes. Os vinhos, já vendidos na Austrália em caráter experimental, são produzidos por Pendarves Estate.
Eles contém 100mg do antioxidante resveratrol por litro, enquanto um vinho branco típico contém 1mg e um tinto, entre 3 e 6mg.
O processo patenteado envolve a extração de resveratrol de uvas, concentrando-os e os adicionando ao vinho.

Fonte: Talking Drinks

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Itália supera França

Se as estimativas da safra de 2008 estiverem corretas, os italianos produzirão (para seu deleite) 4 milhões de hectolitros de vinho a mais do que os franceses.

De acordo com um anúncio da maior associação de produtores italianos, Coldiretti, a Itália produzirá 48 milhões de hectolitros, enquanto a França deve produzir de 43 a 44 milhões de hectolitros, segundo a Viniflhor, agência nacional do vinho no país de Balzac. A média francesa, tradicionalmente, tem sido entre 54 e 55 milhões de hectolitros.

“Os italianos estão muito orgulhosos por essa posição que os coloca em primeiro lugar em volume de produção de vinho no mundo.” disse Jean-Pierre Houssel, do escritório da Ubifrance (agência francesa de desenvolvimento do comércio) em Milão.

Mas a França ainda tem larga margem quando o assunto é o valor das exportações de vinho. Enquanto a França deve exportar 6.7 bilhões de euros, os italianos não devem passar de 3.6 bilhões, segundo Renaud Gaillard, da Fédération des exportateurs de vins et spiritueux - FEVS. Gaillard disse que, para os franceses, produzir vinhos de alta qualidade é mais importante do que o volume. "Nós estamos atendendo às necessidades de um mercado que está bebendo menos, mas melhor.", alfineta.

Fonte: Wine Business International - Foto: Neil Weightman

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mudanças climáticas e a escolha das uvas

Um especialista em viticultura disse que o plantio exclusivo de variedades francesas em algumas regiões australianas está com os dias contados.

O professor da Melbourne University, Snow Barlow, revelou, em seminários sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a viticultura, que os produtores deveriam considerar o plantio de mais uvas mediterrâneas, como espanholas e italianas, devido ao aquecimento global. Ele também disse que as variedades francesas ainda estão indo bem, mas que há centenas de outras uvas que se adaptam melhor a climas mais quentes. Ele citou a espanhola tempranillo como uma que vai muito bem em altas temperaturas.

Fonte: http://www.abc.net.au/ - Foto: Fiona Wilkinson

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Safra em Champagne deve ser menor

A colheita na região francesa de Champagne começou no dia 12 de setembro e a a expectativa é que seja menor do que em 2007. Isso se deve, em parte, ao menor volume de Chardonnay.
"A particularidade deste ano é que a colheita começou pela região oeste de Champagne, em Charly-sur-Marne e Saulchery, e com uvas Pinot Meunier.” disse Daniel Lorson, da Champagne Board (Comité Interprofessionel du vin de champagne, CIVC). Lorson explica, ainda, que a produção deve ser menor que em 2007, uma safra de grande volume, que produziu 338 milhões de garrfas de champagne, 5% a mais que as 321 milhões de 2006.“Normalmente, a colheita começa pelo sul, com a Chardonnay.", completa.

"A Chardonnay será um pouco menos generosa que no ano passado, que tere uma safra muito volumosa. O que nós realmente precisamos agora é algum calor. Esta manhã tivemos um grau em Aube.”, relata Veronique Lamotte, da afamada Taittinger.

Lorson ainda disse que um fungo chamado "odium" é um dos responsáveis pela menor produção de Chardonnay.

Algo em torno de 33,000 hectares estão em produção em Champagne, 12 a menos que no ano passado. A região é a única, na França, que permite apenas colheita manual.

Fonte: Wine Business International - Foto: Meena Kadri

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Infusão de Chianti pode ser segredo da vida longa

O famoso vinho italiano, Chianti, numa infusão com uma mistura de mel, cerejas e ervas secretas, pode ser o segredo da vida longa, de acordo com uma receita do século 18.

A receita terapêutica foi descoberta num velho manuscrito encontrado nas prateleiras da mais antiga farmácia da Toscana (Itália), em Asciano, perto de Siena. O documento é de 1715.

“Meus ancestrais deixaram muitos manuscritos com fórmulas de bebidas digestivas, mas essa me surpreendeu por causa dos ingredientes. Eu sabia que ela tinha uma forte base científica.", diz o farmacêutico Giovanni De Munari, que encontrou a receita.

O ingrediente chave do elixir é a uva Sangiovese, a base do Chianti, sobretudo pelo resveratrol, substância que tem sido indicada, em pesquisas, como preventiva a doenças cardíacas e a outras, relacionadas ao envelhecimento.

“Meus ancestrais podiam não saber os nomes dos compostos químicos, mas eles sabiam que o vinho tinho, e o Chianti em particular, tinha propiedades terapêuticas.”, afirmou Munari.

Fonte: Thaindian News - Foto: Rick Audet

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"Não somos elitistas", diz presidente do Institute of Masters of Wine

O novo presidente do Institute of Masters of Wine (IMW) está determinado a fazer a organização "mais relevante para o comércio do vinho.". Pela primeira vez em seus 55 anos de história, o IMW elegeu um presidente não britânico, o austríaco Josef 'Pepi' Schuller.

"Nós temos orgulho de nossas raízes britânicas, mas há mais e mais estudantes internacionais sendo aceitos o tempo todo. Nós temos agora membros de 23 países.", argumenta Schuller. O instituto já mantém cursos anuais nos EUA(Califórnia), Austrália, França e Áustria.
Schuller rejeitou recentes críticas de que o IMW seria elitista e de que estaria distante de seus próprios estudantes - mas enfatizou de que eles sempre recompensam a excelência. "Nós asseguramos nossa qualificação e técnicas de exame dentro dos padrões internacionais. Não queremos ver isso como algo elitista, mas nós ainda queremos os melhores candidatos.", esclarece.

Desde sua criação, em 1953, mais de 2000 candidatos passaram pelos rigorosos exames para obter o título de Master of Wine e somente 278 obtiveram êxito.

Fonte: Decanter

domingo, 14 de setembro de 2008

Vinho "orgulhoso"

Em degustações, sobretudo aquelas em que são provados muitos vinhos, os participantes bebem apenas uma pequena parte do que levam à boca, depositando o restante em baldes ou outros recipientes.

Mas, na Georgia, há um vinho que, de tão "orgulhoso", revida!!!

Veja só:

sábado, 13 de setembro de 2008

The Wine Gang

Um grupo de críticos de vinho uniram-se e criaram, no Reino Unido, um site chamado "The Wine Gang", cujo objetivo é oferecer sugestões de vinhos ao público.

Olly Smith, Tom Cannavan, Anthony Rose, Joanna Simon e Tim Atkin formam o time de críticos que prometem trazer análises mensais de vinhos, com o respectivo top 5, além do ranking dos 100 melhores, com total independência.

Infelizmente, o acesso ao site será restrito a assinantes. A assinatura individual custa 19,99 libras ao ano. Já a corporativa, com possibilidade de múltiplos acessos, custa 200 libras. Mas você pode aproveitar todo o conteúdo do site gratuitamente até 31 de outubro. Clique na imagem abaixo e faça seu cadastro!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vinho "cozido"...

Você foi à Europa e lá provou um vinho ótimo! Depois, já de volta ao Brasil, comprou um exemplar do mesmo vinho, inclusive da mesma safra, num importador. Só que, ao prová-lo, decepcionou-se...

Claro que o fato de você provar o vinho em plena Champs-Elisée ajuda muito! Mas talvez o aspecto determinante não seja esse. Seu vinho comprado aqui no Brasil pode estar, digamos, "cozido". As condições de transporte e armazenamento do vinho podem ter debilitado grave e incuravelmente o seu precioso líquido.

Preocupados com esses problemas, alguns produtores e comerciantes de vinho estão se valendo de um dispositivo chamado Paksense. O produto, utilizado inicialmente para alimentos, monitora as condições de temperatura a que os vinhos são submetidos durante todo seu trajeto, gerando até um relatório que permite saber em que momento houve uma alteração de temperatura. Eis um vídeo explicativo:



Fonte: http://www.mercurynews.com/

Rússia aposta em seus próprios vinhedos

O baixo preço das terras e os altos tributos incidentes sobre a importação de vinhos têm encorajado empreendedores russos a investir em vinhedos em seu país - liderando um renascimento de sua vitivinicultura.

Em 5 anos, a Rússia celebrará o 400º aniversário do plantio dos primeiros vinhedos próximos da cidade de Astrakhan. Por pura coincidência, a celebração vai acontecer um ano antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, região apontada pelos principais produtores como um excelente exemplo de seus vinhos premium.

Fonte: Wine Business International - Foto: Jack Versloot

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Robert Parker é processado na França!

Robert Parker, o mais influente e "poderoso" crítico de vinhos, está sendo processado por sua ex-assistente, Hanna Agostini, que o acusa de difamação por ele ter escrito, em seu próprio site, que Agostini "poderia acabar na prisão", deturpando as acusações que ela sofre.

Agostini enfrenta, em Bordeaux, acusações de falsificação de vinhos, as quais ela refuta.

O advogado de Parker disse que o crítico se negou a comentar o caso.
Fonte: International Herald Tribune - Foto: Winestem

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Vendas de espumantes italianos sobem 60%

Os primeiros 6 meses de 2008 registraram um aumento de 60% em valor e 10 % em volume das vendas de espumantes italianos, de acordo com dados de um relatório do Osservatorio Nazionale Economico Spumanti (Ones). Foram 1.3 bilhão de euros e 320 milhões de garrafas.

Tanto o consumo de champagne como de espumantes produzidos na Itália têm crescido rapidamente, figurando os italianos em quarto lugar no ranking de importações de champagne. Em 2007, as importações italianas de champagne subiram 11% em relação ao ano anterior, com 10 milhões de garrafas vendidas.

O relatório do Ones mostra, ainda, um pico de consumo. Um período de 25 dias do ano, que engloba o Natal e o Ano Novo, responde por 72% de todo o vinho espumante consumido pelos italianos.

Fonte: Wine Business International /Foto: Andrea Micheloni

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Crise? Onde?

A economia mundial pode estar desacelerada e o subprime norte-americano até precisar de um aporte do governo yankee. Nada disso parece afetar um mercado singular: o de leilões de vinhos de alto padrão.

"O segmento de luxo continua muito forte e o vinho é parte dele.", disse Charles Curtis, da afamada casa de leilões nova-iorquina Christie's.

Os leilões, que devem ocorrem neste mês em Londres, Nova Iorque e Chicago, prometem arrecadar nada menos de 20 milhões de dólares.

O maior e mais misterioso dos leilões deve ocorrer em Chicago, na Hart Davis Hart Wine Co. Serão leiloados mais de 1.700 lotes de vinhos de um único colecionador (que insiste em manter o anonimato e tem meticulosos registros das aquisições feitas por mais de 25 anos), pelos quais se espera arrecadar a bagatela de 10 milhões de dólares. "Há US$1.5 milhão só em Petrus e US$1.6 milhão em Chateau Lafite, além de mais de 1.000 garrafas de Romanée-Conti. Não é só a qualidade, é a quantidade. Trata-se de uma incrível coleção e a procedência é excepcional", disse Paul Hart, presidente da casa de leilões.

Fonte/Foto: Reuters

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Naked Wine...

Gary Vaynerchuck, apresentador do Wine Library TV, fenômeno do vinho na internet nos EUA, tem feito seguidores. Mas nem todos observam os padrões de Vaynerchuck. Um deles é o Naked Wine Show. Como o nome sugere, a apresentadora não está, digamos, vestida...

Veja:

domingo, 7 de setembro de 2008

Vinho que "gosta" de comida

Determinados vinhos parecem pedir comida, ou seja, são mais bem apreciados se forem consumidos durante uma refeição. Uma vinícola indiana arrumou um modo inusitado de divulgar essa característica de seus vinhos. Veja:

sábado, 6 de setembro de 2008

Chandon californiana lança espumante para DKNY

A Chandon do Napa Valley lança, em parceria com Donna Karam New York (DKNY), um espumante personalizado para comemorar os 20 anos da empresa de moda.

O espumante, chamado de DKNY Twenty Year Cuveé, será um presente a 800 visitantes da DKNY durante a New York Fashion Week, que ocorre neste mês.

Em 2009, o vinho estará à venda na vinícola e pelo seu site, com preço estimado em 50 dólares.

Fonte/Foto: Just Drinks

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Franceses que vendiam vinho falsificado no Ebay são condenados

Dois franceses acusados de falsificar vinhos e vendê-los no Ebay foram condenados a 8 meses de prisão, com direito a sursis (a execução da pena fica suspensa, desde que os condenados não cometam outros crimes e respeitem outras condições impostas pelo juiz). Eles também foram condenados ao pagamento de multa no valor de mais de 13 mil euros.

A falsificação era feita no região do Rhône, tendo sido postas pelo menos 200 garrafas à venda em 2005. A dupla gastou algumas centenas de euros na fraude, pois compravam vinho autêntico e o diluiam com vinho barato. Além disso, utilizavam um scanner para copiar os rótulos e faziam impressões nas rolhas, para que parecessem genuínas.

Os vinhos foram rotulados como Châteauneuf-du-Pape e oferecidos a 1.500 euros pela caixa com 12 garrafas. Eles também venderam vinho como se fosse Romanée-Conti, a 4.500 euros.

A fraude foi descoberta quando eles tentaram vender os vinhos a um comerciante local, que acionou as autoridades.

Fonte: http://www.wine-business-international.com/ - Foto: Cheon Fong Liew

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Buffet Italiano

Recebi, quase que simultaneamente, duas mensagens, de dois amigos, Luis Fernando Costa Milanez e João Baptista Bonato. Ambas traziam um link muito interessante, uma foto de um buffet italiano. Até aí, nada demais... mas o bacana é que você "navega" pela foto com o mouse, sendo que você também pode usar o zoom teclando em shift ou em control.

Clique na imagem e veja os pratos e vinhos! Não deixe de ver o teto!!!

Celebridades produzindo vinho

Pois é! Está realmente na moda: agora, celebridades de diversas áreas associam seus nomes à produção (e venda, naturalmente) de vinhos. Um dos mais antigos exemplos talvez seja o do cineasta Francis Ford Coppola. Até uma rapper entrou nesse ramo, lançando seu champagne. Aqui no Brasil também temos nosso representante, o vocalista do "Chiclete com Banana", com sua linha de vinhos "Chicleteiro".

A mais nova celebridade no ramo é o ex-jogador de futebol, David Ginola. O francês, que jogou pelos times ingleses Aston Villa, Newcastle e Tottenham, lança seu vinho rosado, produzido em sua vinícola em Cotes de Provence.



terça-feira, 2 de setembro de 2008

Vinícolas na China

Eis um vídeo promocional de tours vinícolas na China. São belas imagens!

Vinhos de Rioja

O Consejo Regulador de la Denominación de Origen Calificada Rioja lança, no Reino Unido, uma campanha publicitária chamada "Talk Rioja".

A ilustração criada para a campanha traz 2 taças de vinho desenhadas usando palavras de um grupo de amigos conversando. A campanha, cujo público alvo principal são as pessoas de 25 a 44 anos de idade e que pretende colocar os vinhos de Rioja como uma alternativa aos do novo mundo, contará com anúncios em 180 ônibus londrinos, por 2 semanas.


Também haverá publicidade em jornais e revistas como Guardian Weekend, The Independent, Observer Magazine, The Times Magazine, London Lite, entre outros.

Fonte: http://www.talkingretail.com/ - Imagens: http://www.just-drinks.com/ - http://www.talkingdrinks.com/

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sorvete de vinho do porto!

Sorvete de Vinho do Porto! Estranho?? Eu também acho! Em Buenos Aires, há alguns anos, provei um sorvete de Vinho (nenhuma maravilha, registre-se), só que não era de Vinho do Porto. Mas a sorveteria Fragoleto, de Lisboa, lançou este inusitado sabor, que faz parte da sua linha gourmet, cujo objetivo é redescobrir tradicionais sabores de Portugal.

Os outros sabores da mesma linha são: Bolo-Rei, Arroz Doce, Mel das Beiras, Poejo do Alentejo, Amendoim de Aljezur e Laranja do Algarve. Sinceramente, à exceção do Arroz Doce, não faço idéia do que seriam esses sabores. Você faz? Então deixe seu comentário!!!

Fonte: http://www.revistabluewine.com/ - Foto: Jon McLean